202407130450

Notícias

Design de Moda da Uniara apresenta estande inspirado na cultura japonesa para a FEC 2024

Publicado em: 10/07/2024

 O curso de Design de Moda da Universidade de Araraquara – Uniara apresentará em seu estande da 25ª Feira dos Cursos – FEC uma experiência na cultura oriental, mas especificadamente na cultura japonesa. A FEC, idealizada pelo Centro de Orientação Profissional – COP da instituição, será realizada nos dias 5 e 6 de setembro, das 8h às 21h30, em diferentes unidades e espaços da universidade.

A coordenadora da graduação, Viviane Xavier Ferreira, explicou um pouco sobre como será esta experiência para quem visitar o espaço. “Inspirado no tema Japão: ‘Tradição e modernidade na moda japonesa’, os alunos trarão uma mensagem de valorização cultural, diversidade estilística de um país multifacetado e muito influente, além de poder trazer a magia e criatividade japonesa para os visitantes” explica.

Sobre o tema, a docente lembra que desde os tradicionais quimonos e técnicas artesanais como o shibori e o sashiko, até a vibrante moda de rua de Harajuku e as inovações tecnológicas, a moda japonesa oferece um espectro vasto de inspiração. “Este tema destaca a fusão entre tradição e modernidade, evidenciando a criatividade e a originalidade que caracterizam o design japonês. Além disso, enfatiza a importância da sustentabilidade e do respeito à natureza, valores profundamente enraizados na filosofia japonesa”, completa.

Viviane vê neste trabalho uma oportunidade para explorar a diversidade estilística e a capacidade de adaptação e resiliência, “promovendo uma moda que é tanto bela quanto significativa, com inspiração na - Japan House - que é uma iniciativa global criada pelo governo japonês para promover a cultura, a arte, a tecnologia e o design do Japão contemporâneo”.

O estande oferece ainda a exposição das peças da VITA upcycling. “É uma oportunidade única de conhecer as possibilidades de uma moda diferente do habitual, com designs lindos e inovadores, os alunos poderão expandir os conhecimentos com profissionais da área sustentável. Também será oferecido dentro do estande a opção ‘Fashion Sketch: Crie seu estilo’, onde os visitantes terão uma experiência interativa e divertida, que irá estimular a imaginação dos participantes utilizando modelos de croquis, colagens e carimbos para montar looks”, relata ela.

Viviane conta que o “Brechó Prizrak será diferente e divertido, pois mesclará a moda alternativa com a sustentabilidade, brincando com as peças de maneira que mostrem o potencial dos estilos, usando como inspiração a moda exagerada dos famosos bairros culturais japoneses das décadas de 80 a 2000”. “O Brechó oferecerá uma exposição temática de mangás, trazendo muita diversão e cultura. Estão todos convidados a prestigiar”, finaliza Viviane.

Japan House

“Com sedes em São Paulo, Londres e Los Angeles, a Japan House busca oferecer uma visão moderna e diversificada do Japão, além das tradicionais imagens associadas ao país. o espaço tem como objetivo aproximar o público brasileiro da cultura japonesa de maneira inovadora e envolvente, através de uma programação dinâmica e variada”, finaliza a coordenadora.

Informações sobre a Feira dos Cursos da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/fec ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI