[ mostrar mensagem ]
Nota de Pesar (18/06/2026)
A Universidade de Araraquara – Uniara comunica, com profundo pesar, o falecimento de seu Magnífico Reitor, Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro.
Ao longo de sua trajetória, o Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro dedicou sua vida à educação e ao fortalecimento da Uniara, deixando um legado de compromisso com a formação acadêmica, a produção do conhecimento e o desenvolvimento da sociedade. Sua atuação foi marcada pela liderança, pela visão de futuro e pelo permanente empenho em promover uma educação de excelência.
Neste momento de luto, a Uniara manifesta sua solidariedade aos familiares, amigos, professores, colaboradores, estudantes e a toda a comunidade acadêmica, compartilhando o sentimento de profunda tristeza e de gratidão pela inestimável contribuição do Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro à instituição e à educação.
O velório será realizado na Funerária Fonteri, no dia 19/06/2026, a partir das 12h30, nas salas 1 e 2, e o sepultamento ocorrerá às 16h30.
Em homenagem à memória de seu Magnífico Reitor e em respeito ao luto que se abate sobre toda a comunidade universitária, a Universidade de Araraquara - Uniara suspenderá suas atividades acadêmicas e administrativas nos dias 19 e 20/06/2026, retomando seu funcionamento regular no dia 22/06/2026.
A Uniara rende sua mais sincera homenagem ao Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro, cuja dedicação, liderança e compromisso com a educação permanecerão como inspiração e parte indelével da história da instituição.
Araraquara, 18 de junho de 2026.
[ ocultar ]
Publicado em: 21/06/2024
O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara promove o minicurso “A biotecnologia no desenvolvimento de vacinas/novos medicamentos para a cura do HIV” nos dias 17 e 24 de agosto, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na sala 202 da unidade II da instituição (rua Carlos Gomes, 1217, no Centro). Os interessados em participar podem entrar em contato até o dia 23 de agosto pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.
A atividade será ministrada pelo mestrando do PPGB-MRQM, Guilherme Mendonça Roveri. Ele menciona que os objetivos são “compreender os conceitos básicos do HIV e o contexto da biotecnologia no desenvolvimento de novos fármacos e vacinas contra o vírus”.
Roveri é orientado pelo coordenador do Programa, André Capaldo Amaral. “O Guilherme aborda uma temática de extremo interesse para divulgação, sobretudo para os profissionais da saúde, que é trazer um status atualizado sobre como a biotecnologia, no desenvolvimento de vacinas e biofármacos, tem avançado no tratamento do HIV”, explica o docente.
É por meio da informação, segundo Amaral, que uma doença como o HIV poderá ser prevenida, “o que é a melhor estratégia”. “De qualquer forma, mesmo diante dos números altíssimos que ainda temos de contaminação, buscar formas tecnológicas avançadas de tratamento é fundamental, e é exatamente essa temática que o Guilherme levará para o minicurso”, finaliza o orientador.
Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI