202406251445

Notícias

Docentes de Biotecnologia da Uniara recebem livro internacional do qual são coautores de capítulos

Publicado em: 20/06/2024

Os professores do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara, Flávia Aparecida Resende Nogueira, Hernane da Silva Barud e Katia Sivieri, receberam uma cópia física do livro internacional “Food Packaging Materials”, do qual são coautores de diferentes capítulos.

Dois deles contam ainda, além de Nogueira e Barud, com coautoria da mestra e doutora pelo PPGB-MRQM, Juliana Gonella Silva e Lucas Trevizan, o egresso de doutorado do Programa, Lucas Trevizan, e os pesquisadores da Universidade de Franca - Unifran, Arthur Ribeiro e Denise Tavares.

“É um livro sobre métodos e protocolos voltados para embalagens de alimentos”, inicia a professora Nogueira. Os resumos dos capítulos do qual participa, em inglês, podem ser acessados nos links https://abrir.link/TXppl (“In Vitro Cytotoxicity Testing of Food Packaging”) e https://abrir.link/IkjtX (“In Vitro Genotoxicity/Mutagenicity Testing of Food Packaging”).

Ela conta que o primeiro deles trata de testes de citotoxicidade. “Fala sobre quais os principais testes de escolha e como preparar a amostra para ser avaliada, dentre outros parâmetros. Quando a embalagem está em contato com o alimento, substâncias da embalagem podem ser liberadas, por diversos fatores, como umidade e calor, entre outros. Os testes asseguram que essas substâncias não induzem morte celular”, explica.

Já o segundo capítulo, do qual Nogueira é primeira autora, aborda a genotoxicidade. “É da minha área de pesquisa. Visa a padronizar os métodos de escolha para se avaliar amostras que potencialmente podem provocar danos no material genético”, resume a docente.

Já a professora Katia Sivieri participa do capítulo “Bioactive Properties of Probiotic and Prebiotic Edible Films”, cujo resumo pode ser acessado pelo link https://abrir.link/WUuED. “Filmes comestíveis têm sido cada vez mais estudados como transportadores de componentes bioativos, incluindo microrganismos probióticos e/ou compostos prebióticos. Enquanto a incorporação de compostos prebióticos geralmente não requer grandes modificações nos protocolos usuais de processamento para produzir filmes comestíveis, a adição de microrganismos vivos requer atenção especial no que diz respeito às condições de processamento, a fim de garantir que sua viabilidade seja preservada tanto quanto possível”, ressalta a docente.

No capítulo em questão, que tem coautoria de Jackson Medeiros, Carolina Niro, Mateus Salgaço, e Henriette Azeredo, Sivieri menciona que “descrevemos os procedimentos básicos para obtenção de filmes comestíveis probióticos e/ou prebióticos, bem como as determinações específicas necessárias para caracterizá-los adequadamente em termos de suas propriedades bioativas e estabilidade”.

Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI