202407130321

Notícias

Alunos de Fisioterapia da Uniara elaboram postagem sobre acessibilidade e inclusão de PCD em empresas

Publicado em: 14/06/2024

Os estudantes do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara, Pedro Brasilino, Diogo Sabbag, Rhuan dos Santos, João Vinicius Silveira, Rafael Farias, Cauan Nunes, Guilherme Bruno, Mariana Marques, Thiago Pereira, Victor Augustho, Kauã Cerqueira e Nicolas Gabriel, elaboraram uma postagem sobre “Formas de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência em empresas”. O material pode ser visualizado no Instagram - @uniarafisioterapia.

“Uma pessoa com deficiência – PCD pode ter limitações físicas, sensoriais, intelectuais ou mentais, que podem afetar suas atividades diárias. É importante reconhecer e respeitar as necessidades e direitos das pessoas com deficiência para se promover sociedades inclusivas e acessíveis”, iniciam os alunos.

Nesse contexto, eles salientam que as empresas precisam implementar algumas mudanças e práticas para garantirem que os ambientes de trabalho sejam mais inclusivos para PCD. “Isso pode ser feito por meio de acessibilidade física, políticas de recrutamento inclusivas, adaptação do ambiente de trabalho, treinamento e sensibilização, flexibilidade de horários e tarefas, comunicação acessível, programas de apoio, políticas de acessibilidade digital, políticas de não discriminação e inclusão, e monitoramento e avaliação regular”, explica o grupo.

Investir em um ambiente de trabalho inclusivo para PCD pode trazer uma série de benefícios para as empresas, tanto em termos de reputação e responsabilidade social quanto de desempenho organizacional e cultura corporativa, de acordo com os graduandos.

“Aqui estão alguns dos principais benefícios: diversidade de pensamento e experiências estimulam a inovação; ambientes inclusivos aumentam a produtividade e a retenção de talentos; acesso a novos mercados e clientes que valorizam a diversidade; cumprimento de requisitos legais sobre igualdade de oportunidades; melhora da reputação e imagem corporativa; redução de custos e riscos legais; estímulo à inovação em design e produtos inclusivos, e valorização da diversidade como ativo estratégico para o sucesso da empresa. Investir em inclusão de PCD traz benefícios tangíveis para empresas, fortalecendo competitividade e sustentabilidade”, detalham os alunos.

O trabalho foi realizado na disciplina de Marketing e Empreendedorismo, ministrada pela professora Milena Carlton Ferrarini. “Essa disciplina está inserida no projeto integrador I de Extensão do curso de Fisioterapia, que tem como temática principal as Políticas Públicas de Saúde – Sistema Único de Saúde – SUS”, explica a docente.

Ela acrescenta que, visando à construção sistematizada do conhecimento, de modo interdisciplinar e transdisciplinar, a proposta da disciplina focou o eixo “Marketing e inclusão”, “cuja proposta era que os discentes desenvolvessem uma análise sobre as exigências e benefícios na contratação de pessoas com deficiências para as empresas”. “Assim, os alunos pesquisaram sobre a lei PCD e sobre as medidas ergonômicas necessárias dentro da empresa, bem como os benefícios sistemáticos revertidos para ela. Esse tipo de estudo possibilita a observação dos benefícios da inclusão, assim como a diversidade dentro das organizações”, finaliza Ferrarini.

Informações sobre o curso de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI