[ mostrar mensagem ]
COMUNICADO IMPORTANTE
Informamos a todos que a Uniara estará em período de recesso a partir do dia 22/12/2025, retornando às atividades no dia 05/01/2026, em horário normal.
Será disponibilizado um plantão na Central do Candidato, para matrículas e inscrições para o vestibular, nos seguintes dias e horários: dias 22, 23, 29 e 30 de dezembro de 2025, das 09h00 às 14h00. Dia 02 de janeiro de 2026, das 12h00 às 16h00, e dia 03, das 08h00 às 12h00.
Atenciosamente,
Uniara
[ ocultar ]
Publicado em: 12/04/2024
A egressa do Programa de Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflito – PMPD da Universidade de Araraquara – Uniara, Adriane Bandeira, é autora do livro “Crise dos Juizados Especiais nos 30 Anos da Lei 9099/95: Principais Problemas e Possíveis Soluções”, que nasceu de sua dissertação, defendida em fevereiro. A obra pode ser adquirida pelos links https://abrir.link/pRrpf (e-book) ou https://abrir.link/sCsaU (física).
“O livro faz um panorama detalhado sobre a situação dos Juizados Especiais no Estado de São Paulo. Hoje, os Juizados Especiais perderam a capacidade de julgar rapidamente os processos que neles tramitam. Buscamos levantar as causas que levam a esse congestionamento e, a partir daí, apontar algumas possíveis soluções. O livro trata de temas atuais do direito, como a hiperjudicialização de conflitos, a litigância predatória e os impactos na administração da justiça e, mais especificamente, o funcionamento dos Juizados Especiais”, explica Bandeira.
No PMPD, ela foi orientada pelo professor Plínio Antônio Britto Gentil. “Tive muito orgulho por ser professor e orientador da Adriane, e até hoje sou parceiro dela em pesquisas e publicações. Fico muitíssimo satisfeito com essa publicação da dissertação de mestrado, bastante rápida, logo após a defesa. É um trabalho muito bem-feito, com cuidado e critério. Ela foi buscar as informações nos lugares adequados. É realmente científico, de uma pesquisadora de verdade. Acho que essa publicação, assim como sua trajetória no curso, é motivo de honra e orgulho para professores e para a universidade”, declara o docente.
O coordenador do PMPD, Edmundo Alves de Oliveira, afirma que o lançamento do livro de Bandeira “reforça a ideia do quanto estamos produzindo com qualidade”. “Temos produções técnicas, jurídicas e acadêmico-científicas. São diversos estudos que são destaques e que mostram como o Mestrado em Direito está inserido na discussão atual sobre esses temas, por meio das pesquisas e investigações”, finaliza.
Informações sobre o PMPD da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg/direito ou pelo telefone/WhatsApp (16) 3301-7337.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI