202411211954

Notícias

Alunas de Enfermagem da Uniara analisam estilos de aprendizagem para ensino e formação em saúde

Publicado em: 10/04/2024

“Estilos de Aprendizagem de Graduandos em Enfermagem: Subsídios para Ensino e Formação em Saúde” é o título do trabalho das alunas do curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara, Ana Clara Vital e Ana Carolina Vicente, que foi um dos contemplados pela qualidade acadêmica no XVII Congresso de Iniciação Científica da instituição. O estudo foi orientado pela professora Aline Cristina de Faria e coorientado pela docente Aline Natalia Domingues.

“Esse projeto teve como objetivo identificar os diferentes estilos de aprendizagem existentes entre os alunos da graduação de Enfermagem da Universidade de Araraquara, buscando compreender a forma como cada aluno aprende a respeito de determinado assunto, tendo em vista que cada indivíduo possui uma forma de processar e absorver as informações para obter o conhecimento. Por exemplo, enquanto alguns aprendem melhor por meio da leitura, outros aprendem melhor e conseguem aplicar seus conhecimentos quando utilizam as metodologias ativas ou experiência prática”, iniciam Vital e Vicente.

Elas acrescentam que, quando há o entendimento sobre as diversas maneiras de ensinar e aprender, “isso se torna benéfico para todos os envolvidos nesse processo, pois na profissão de enfermagem, precisamos transmitir nossos conhecimentos e informações necessárias para diversos tipos de pessoas e em diferentes situações, tanto no âmbito assistencial, ao prestar o cuidado e se comunicar com os pacientes e seus familiares, quanto na área acadêmica”. “O enfermeiro, sabendo lidar com a diversidade de estilos de aprendizagem, consegue garantir que os seus receptores tenham o total entendimento do assunto, ou seja, aqueles que estão prestes a receber a informação, garantindo assim uma continuidade do cuidado efetiva”, explicam.

O estudo foi finalizado em 2023 “e os achados foram esclarecedores sobre os estilos de aprendizagem dos graduandos”. “As conclusões que obtivemos remetem ao reconhecimento por parte dos alunos a respeito da importância da experiência prática e a complementariedade entre a tecnologia e a prática. É de suma importância ressaltar o quão essencial é a abordagem holística no planejamento e execução do processo educacional para a formação na área da saúde, bem como o entendimento por parte dos docentes e discentes sobre as diversas formas existentes para obtenção do conhecimento apresentados, possui um papel facilitador no processo de ensino-aprendizagem”, destacam as estudantes.

O assunto abordado no trabalho, segundo Vital e Vicente, é de suma importância tanto para os graduandos que irão aprender sobre determinado conteúdo quanto para os docentes que irão ensiná-lo, “pois compreender os diversos estilos de aprendizagem é essencial para um ensino promissor e de grande aproveitamento por parte de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem”. “Quando o aluno identifica o seu estilo de aprendizagem, isso facilita o processo de obtenção do conhecimento e o torna mais produtivo. O docente, por sua vez, compreendendo o estilo de aprendizagem predominante entre o grupo de alunos que irá ensinar, pode fazer seu uso para um melhor desempenho por parte de seus discentes”, afirmam.

As alunas mencionam que o projeto faz parte de um estudo multicêntrico com sede na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, com colaboração da Universidade de Araraquara, da Universidade Federal de Goiás e do Centro Universitário Batatais – Claretiano, e que Vital foi bolsista na modalidade Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq da Uniara no período de 2022 a 2023, no mesmo projeto de pesquisa, sob orientação de Domingues. “Gostaríamos de agradecer imensamente por todo apoio e ensinamentos de nossas orientadoras, pois os resultados de todo esse trabalho foram também mérito delas. Agradecemos a Uniara pela oportunidade de apresentá-lo aos alunos, buscando atingir esse conhecimento tão necessário para nosso curso”, declaram Vital e Vicente.

Faria, por sua vez, salienta que “compreender os estilos de aprendizagem dos graduandos de Enfermagem é crucial para personalizar o ensino e promover uma educação inclusiva, garantindo que cada estudante possa alcançar seu pleno potencial na prática clínica”. “A premiação do trabalho evidencia o talento acadêmico das alunas e a dedicação e seu desempenho na área de estudo”, finaliza a orientadora.

Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI