202405291109

Notícias

Em estudo, recém-formadas de Enfermagem da Uniara abordam infodemiologia e violência contra a mulher

Publicado em: 28/03/2024

“Análise infodemiológica da violência contra a mulher e o papel dos profissionais de saúde na intervenção” é o título do estudo realizado pelas recém-formadas do curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara, Vitória Ferreira Perego e Isabela Mendes Lima Zani, que foi um dos premiados no XVIII Congresso de Iniciação Científica da instituição pela originalidade do tema. O trabalho foi orientado pela professora Aline Cristina de Faria e coorientado pela docente Aline Natalia Domingues.

“A infodemiologia é uma área de estudo que se concentra em entender como as informações se espalham e afetam a saúde pública, especialmente por meio da internet e das redes sociais. A pesquisa analisou sites de notícias sobre violência contra mulheres e o papel dos profissionais de saúde. O estudo evidenciou que a qualidade das informações nesses sites variava bastante, e não demonstravam serem informações seguras que poderiam ser acessadas pela população e por profissionais de saúde. Foram analisados os critérios de qualidade de 101 sites encontrados na ferramenta de busca do Google, e obteve-se como resultado que apenas uma minoria desses sites continha informações confiáveis que poderiam ser úteis para os profissionais de saúde”, explicam Perego, Zani e Domingues.

Elas mencionam que o estudo já foi finalizado e defendido como Trabalho de Conclusão de Curso. “Conclui-se com esse estudo que a internet é uma fonte de acesso ilimitável e diversificado para leigos e profissionais da saúde e, assim, as informações presentes devem ser resguardadas e asseguradas de forma ética para que não sejam passadas de forma errada e/ou espalhando-se fake news. Portanto, os profissionais de saúde e a população precisam ser cautelosos ao usarem esses sites como referência para ajudarem mulheres que sofrem qualquer tipo de violência. Por isso é necessária uma orientação sobre onde buscar conteúdo de forma segura, e ajuda para essas mulheres pelos profissionais de saúde”, detalham.

O trabalho “destaca a importância da qualidade das informações disponíveis online na internet, especialmente para profissionais de saúde que lidam com vítimas de violência”. “Isso ressalta a necessidade de se garantir que as fontes sejam confiáveis e precisas. Ao identificar quais sites oferecem informações confiáveis, o estudo ajuda a proteger as vítimas, direcionando os profissionais de saúde para recursos confiáveis que podem oferecer apoio e assistência adequados. Em resumo, o estudo não apenas aborda um problema social significativo, como também fornece insights importantes para melhorar a assistência e o suporte oferecidos às mulheres que enfrentam violência”, salientam Perego, Zani e Domingues.

Faria comenta que a premiação do trabalho de suas orientandas “ressalta a importância vital do tema abordado, que promete impactar significativamente nosso entendimento e avanço ao pensar as práticas de enfermagem na violência contra mulher”. “E evidencia a importância do papel crucial do enfermeiro no cuidado à mulher vítima de violência, pois sua abordagem holística e empática não só proporciona suporte físico e emocional, mas também desempenha um papel crucial na recuperação e no encaminhamento para apoio adicional e justiça”, declara.

Em suas palavras, o prêmio “também é um testemunho do comprometimento das alunas envolvidas pela dedicação durante a execução desse projeto”. “Gostaria de expressar minha gratidão à professora Aline Domingues, que começou o trabalho com as alunas, pela parceria que tornou possível esse prêmio. Sua dedicação, colaboração e expertise foram fundamentais para o nosso sucesso compartilhado”, finaliza Faria.

Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI