202404270644

Notícias

NITE da Uniara agora conta com um posto Sebrae Aqui

Publicado em: 25/03/2024

Na última sexta-feira, dia 22 de março, foi inaugurado nas dependências do Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo – NITE da Universidade de Araraquara – Uniara, um posto de atendimento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, chamado Sebrae Aqui. A cerimônia de lançamento contou com diversas autoridades.

“A inauguração do posto de atendimento vai aproximar toda a experiência e credibilidade do Sebrae, do atendimento aos empresários, dos acadêmicos e dos futuros empreendedores, o que vai ao encontro da missão da Uniara de incentivar o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável”, declara o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Uniara, Ricardo Arruda Mauro, que na ocasião representou o reitor da universidade, professor doutor Luiz Felipe Cabral Mauro.

O vice-prefeito de Araraquara, Damiano Neto, esteve presente no evento. “Já temos um braço do Sebrae dentro da prefeitura e, para a Uniara, acho que é muito importante inclusive para os alunos que estão aí. Acho que a tecnologia, toda a questão da empresa e o desenvolvimento econômico só vêm engrandecer, em função das MEIs que devem ser abertas. Acho que isso vai abrir um leque para as pessoas que querem empreender. Hoje há pessoas que praticamente não conhecem o sistema, então elas terão todas as informações por meio de um órgão como o Sebrae e uma instituição como a Uniara para poderem alavancar isso”, destaca.

O chefe do Departamento de Ciências da Administração e Tecnologia – CAT da universidade, Eduardo Rois Morales Alves, lembra que “o Sebrae é um parceiro antigo da Uniara, particularmente do curso de Administração”. “O Sebrae, dentro da universidade – talvez seja o primeiro do estado de São Paulo dentro de uma instituição de ensino superior –, fortalece nosso caminho de inovação e nossa vocação empreendedora. Nós, na Uniara, principalmente desde 2018, estamos em processo de modernização, e um dos objetivos é ‘esculpir’ a atitude empreendedora sobretudo em todos os nossos alunos”, aponta.

“Nossa grande ambição, com o Sebrae dentro do NITE, é fomentar bons projetos e transformá-los - sejam da graduação, sejam das pesquisas em pós-graduação - em projetos que se viabilizem e que recebam o financiamento Sebrae/FAPESP. Então, é a ambição do desenvolvimento do empreendedorismo e, por conseguinte, do desenvolvimento regional, que está muito focado nessa escalação na qual estamos ‘botando muita fé’ no seu sucesso e na colaboração efetiva para o desenvolvimento da cidade e dos nossos alunos, e para o avanço do empreendedorismo qualificado em Araraquara e região”, ressalta Alves.

O coordenador do NITE, Gerson Braz, afirma que a inauguração é “extremamente importante para todos nós, para a comunidade de Araraquara e para a comunidade acadêmica da Uniara, porque o NITE tem um propósito, que é trazer para a universidade todos os parceiros que somem forças na formação de uma rede empreendedora, de inovação e de tecnologia, para apoiar não só os projetos dos nossos alunos, que são muitos, mas também para atender toda a comunidade”. “Acho que a ocupação desse espaço pelo Sebrae junto conosco é um divisor de águas no processo de formação dos nossos alunos”, aponta.

O gestor estadual do Sebrae, André Leonardo de Oliveira, menciona que, “do ponto de vista estadual, estamos indo para a unidade de número 690, então são quase setecentas unidades espalhadas em mais de 95% dos municípios do estado”. “Isso representa uma capilaridade absurda do Sebrae de conseguir chegar aonde o nosso empreendedor mais precisa. Além da capilaridade territorial, queremos alcançar também nichos específicos de mercado, então conseguir conectar o Sebrae em um ‘hub’ dentro de uma universidade, olhando um ambiente de inovação, desfrutando do ecossistema que o NITE possui e conseguindo trazer nosso portifólio e ações para congregarmos juntos, para nós é extremamente gratificante e necessário”, finaliza.

Após a inauguração, os presentes puderam conhecer a estrutura do NITE, que está localizado na rua Carlos Gomes, 1217, no Centro. Informações sobre o Núcleo da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/nite ou pelo telefone (16) 3301-7374.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI