202404122202

Notícias

Integrantes do grupo de BioPolMat da Uniara fazem curso de controle microbiano de insetos em Campinas

Publicado em: 22/02/2024

No fim de janeiro, os estudantes da graduação de Engenharia Agronômica e integrantes do grupo de pesquisa em Biopolímeros e Biomateriais – BioPolMat da Universidade de Araraquara – Uniara, Henryque Furtado Albuquerque e Antônio Marco José Machado, fizeram o curso “Controle Microbiano de Insetos - Fungos Entomopatogênicos” no Instituto Biológico de Campinas.

“O curso, ministrado pelo doutor José Eduardo Marcondes de Almeida, teve como objetivo o ensino das técnicas utilizadas para a produção em grande escala de fungos entomopatogênicos como o Metarhizium e Beauveria. Durante o período de aulas, foram executadas algumas atividades práticas, mostrando-se as maneiras adequadas para se fazer a inoculação do fungo em meios de cultivo líquidos e sólidos”, relatam os alunos, que são bolsistas de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP (Albuquerque) e da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular – FUNADESP (Machado).

Eles detalham que, na parte teórica, foram retratados os meios de culturas e exigências físicas do conídio para uma maior viabilidade. “Diante desse contexto, a principal fonte para inoculação dos fungos é utilizando arroz parboilizado, pois é uma excelente fonte de energia, devido à sua alta concentração de amido, fornecendo também proteínas, vitaminas e minerais. E possui baixo teor de lipídios, excelente para a exploração dos conídios”, explicam.

No BioPolMat, Albuquerque e Machado são orientados pelo professor Hernane da Silva Barud. “Eles foram a uma visita técnica com o doutor José Eduardo. Temos vários projetos em andamento envolvendo o setor agro, principalmente relacionados ao controle biológico. Inclusive tem um novo centro de manejo de pragas do qual a Uniara faz parte. O José Eduardo já é um antigo colaborador e coorientador do Pedro. É fundamental a colaboração do Instituto Biológico nos nossos trabalhos, uma vez que tem o know-how da produção dos fungos da parte do controle biológico em si”, finaliza o docente.

Informações sobre o curso de Engenharia Agronômica e o BioPolMat da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI