[ mostrar mensagem ]
COMUNICADO IMPORTANTE
Terceiros utilizando indevidamente o nome da Uniara para venda de suposto material de auxílio aos estudos
A Universidade de Araraquara - Uniara vem respeitosamente informar que chegou ao conhecimento desta Instituição que terceiros têm se utilizado indevidamente do nome da Uniara para o fim de oferecer material auxiliar de estudos.
A Uniara não mantém nenhuma parceria com terceiros para a finalidade de oferta de material de estudo ou coisa parecida, não tendo sequer autorizado o uso de seu nome para este fim.
Assim, comunica aos alunos que os materiais de estudo vinculados aos seus cursos são indicados pelos professores, coordenações e secretarias aos quais estes estejam vinculados.
Se, eventualmente, você receber algum telefonema ou outra forma de contato nesse sentido, favor apresentar denúncia através do e-mail contato@uniara.com.br.
Cordialmente,
Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro
Reitor - Uniara
[ ocultar ]
Publicado em: 22/02/2024
No fim de janeiro, os estudantes da graduação de Engenharia Agronômica e integrantes do grupo de pesquisa em Biopolímeros e Biomateriais – BioPolMat da Universidade de Araraquara – Uniara, Henryque Furtado Albuquerque e Antônio Marco José Machado, fizeram o curso “Controle Microbiano de Insetos - Fungos Entomopatogênicos” no Instituto Biológico de Campinas.
“O curso, ministrado pelo doutor José Eduardo Marcondes de Almeida, teve como objetivo o ensino das técnicas utilizadas para a produção em grande escala de fungos entomopatogênicos como o Metarhizium e Beauveria. Durante o período de aulas, foram executadas algumas atividades práticas, mostrando-se as maneiras adequadas para se fazer a inoculação do fungo em meios de cultivo líquidos e sólidos”, relatam os alunos, que são bolsistas de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP (Albuquerque) e da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular – FUNADESP (Machado).
Eles detalham que, na parte teórica, foram retratados os meios de culturas e exigências físicas do conídio para uma maior viabilidade. “Diante desse contexto, a principal fonte para inoculação dos fungos é utilizando arroz parboilizado, pois é uma excelente fonte de energia, devido à sua alta concentração de amido, fornecendo também proteínas, vitaminas e minerais. E possui baixo teor de lipídios, excelente para a exploração dos conídios”, explicam.
No BioPolMat, Albuquerque e Machado são orientados pelo professor Hernane da Silva Barud. “Eles foram a uma visita técnica com o doutor José Eduardo. Temos vários projetos em andamento envolvendo o setor agro, principalmente relacionados ao controle biológico. Inclusive tem um novo centro de manejo de pragas do qual a Uniara faz parte. O José Eduardo já é um antigo colaborador e coorientador do Pedro. É fundamental a colaboração do Instituto Biológico nos nossos trabalhos, uma vez que tem o know-how da produção dos fungos da parte do controle biológico em si”, finaliza o docente.
Informações sobre o curso de Engenharia Agronômica e o BioPolMat da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI