202404281931

Notícias

Revista Retratos de Assentamentos, da Uniara, continua com chamada aberta para a submissão de artigos

Publicado em: 20/02/2024

A chamada aberta para a submissão de artigos à revista Retratos de Assentamentos, publicada pelo Núcleo de Produção Científica da Universidade de Araraquara – Uniara, continua. Os interessados podem submeter seus trabalhos pelo endereço http://retratosdeassentamentos.com.

“Esse periódico atualmente está classificado como B2 no Sistema Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. É uma revista que acompanha o objetivo do nosso Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA da Uniara, que é tentar, por meio de uma abordagem interdisciplinar, compreender a relação entre as questões ambientais e as vulnerabilidades sociais, e entre o território e as políticas públicas”, explica a editora responsável pelo periódico e coordenadora do PPG-DTMA, Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante.

Ela lembra que a publicação está aberta a todos os pesquisadores, “iniciantes ou com a carreira já consolidada, do nosso país ou do exterior”. “No próximo número, continuaremos tentando compreender quais desafios temos pela frente, quando nos propomos a trabalharmos o rural e o urbano de maneira indissociada, e a termos uma convivência harmoniosa entre teoria, pesquisa e intervenção na realidade”, coloca a docente.

A Retratos de Assentamentos tem uma história longa, de acordo com ela. “Vem de nossas pesquisas sobre o modo de vida rural, que se iniciaram na Unesp no começo dos anos noventa. Tem o peso da resistência de mais de trinta anos. Começamos já ligados a um núcleo de pesquisa, que passou para a Uniara a partir do começo dos anos 2000, e vem tendo continuidade. Temos acumulado discussões teóricas e situações empíricas detectadas não só no modo de vida rural, mas também ligadas às mudanças climáticas, à questão das mulheres e às diferentes facetas dos movimentos sociais”, detalha.

Ferrante agradece à equipe editorial da revista. “Gostaria de citar especialmente a colaboração do professor Henrique Carmona Duval, que foi aluno nosso e hoje é professor; do professor Luís Antonio Barone, que foi meu primeiro bolsista de iniciação científica e hoje é nosso colega, e de uma técnica muito especial, a Thatiany Mariano, que tem se esmerado para tornar nossas revistas uma forma de divulgação que reflita o que vem acontecendo na realidade brasileira. Convido todos os que se interessarem, que mandem seus artigos, que serão enviados a pareceristas e deverão compor o próximo número”, finaliza a editora.

Mais informações sobre a Retratos de Assentamentos podem ser obtidas também no endereço http://retratosdeassentamentos.com, pelo telefone (16) 3301-7252 ou pelo e-mail contato@retratosdeassentamentos.com.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI