202404122032

Notícias

Aluno de Biotecnologia da Uniara utiliza seu tema de doutorado como referência para buscar as tendências do mercado pet de cães e gatos no Brasil

Publicado em: 15/02/2024

Sob orientação da professora Creusa Sayuri Tahara Amaral, o aluno do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara, Aldo Barbugli Filho, utilizou seu tema de doutorado como referência para buscar as tendências do mercado pet de cães e gatos no Brasil.

“O título da pesquisa é ‘Tendências biotecnológicas para o mercado pet de cães e gatos’. Com o apoio do Núcleo de Inovação em Biotecnologia – BioInova - que tem como objetivo apoiar todas as iniciativas de desenvolvimento de inovações no PPGB-MRQM e, para tal, incentiva os pós-graduandos a realizarem projetos no núcleo -, foi realizada uma pesquisa de prospecção tecnológica, utilizando a abordagem do Technology Roadmapping – TRM”, inicia Amaral.

Ela explica que essa abordagem permite que o pesquisador organize seu processo de busca por informações, “alinhando as principais camadas que direcionam o planejamento estratégico de uma pesquisa, que são: mercado, produto e tecnologia”. “Foi realizada uma busca em bases de artigos e patentes, além de contar com a vasta experiência do doutorando na área de nutrição animal. Para validar os resultados da pesquisa, que foi um mapa, entrevistamos um grande empresário da área veterinária, o que validou e corroborou as informações que apresentamos”, relata.

Para a docente, merecem destaque iniciativas na indústria farmacêutica, “como o uso de fulerenos na fabricação de fármacos mais eficazes e com menores efeitos colaterais, e a aplicação de imunoinformática para a vacinologia, que inclui as técnicas revolucionárias de vacinas reversas, caracterizadas pelo desenvolvimento de antígenos a partir de informações genômicas, eliminando a necessidade de cultivar patógenos em laboratório”.

“Além disso, essa tecnologia avançada está sendo aprimorada não apenas para as vacinas, mas também para oferecer alternativas ao uso de antibióticos em face da crescente resistência antimicrobiana. Uma tendência tecnológica disruptiva que se destacou para soluções na saúde animal, sem recorrer aos tratamentos convencionais baseados em antibióticos, é exemplificada pelo tratamento por meio de transplante fecal. Essa abordagem inovadora não apenas redefine os conceitos tradicionais, mas também representa um novo caminho para a medicina, nutrição e cuidados, visando a alcançar a máxima longevidade dos pets”, destaca Amaral.

Ela aproveita para mencionar que Barbugli Filho participou de um edital da Prefeitura Municipal e foi beneficiado com um apoio financeiro para o desenvolvimento do projeto de pesquisa. “Apenas dez projetos foram beneficiados”, finaliza.

Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI