202404280529

Notícias

TCC de Fisioterapia da Uniara aborda efeitos motores da estimulação vestibular no paciente neurológico

Publicado em: 22/01/2024

Orientados pela professora Joice Luiza Bruno Arnoni, os estudantes da graduação de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara, Eduarda Emily Trindade e Lucas Sigoli de Melo, desenvolveram o estudo “Efeitos motores da estimulação vestibular no paciente neurológico: uma revisão da literatura” como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.

“O objetivo foi revisar a literatura de forma descritiva sobre a temática de estimulação vestibular voltada para reabilitação de pacientes com condições neurológicas diversas. Esse tipo de estimulação tem potenciais efeitos positivos sobre a função motora, e pessoas com disfunções neurológicas podem se beneficiar. Foi identificado que temos alguns tipos de estimulação vestibular realizadas durante o processo de reabilitação dos pacientes, entre eles, estimulação vestibular calórica, estimulação galvânica ruidosa, treino de equilíbrio com olhos vendados e estimulação transcraniana por corrente contínua”, relata Arnoni.

Ela detalha que o conteúdo abordou a anatomofisiologia do sistema vestibular, suas funções, como a atuação no controle do equilíbrio do corpo, e como é possível estimulá-lo no contexto da reabilitação física em pacientes que apresentam condições neurológicas. “Com a revisão descritiva da literatura, foi possível identificar que o treinamento de equilíbrio, a estimulação galvânica ruidosa, a estimulação vestibular calórica e a estimulação transcraniana por corrente contínua são opções para esse tipo de intervenção fisioterapêutica”, explica a docente.

Com o estudo, segundo ela, foi possível concluir que essas técnicas são promissoras para pacientes neurológicos, “pois podem trazer mudanças positivas na realização do caminhar, e melhora nas funções e habilidades motoras gerais e também nos relatos dor, delírios somáticos, tontura e qualidade de vida”. “Pacientes neurológicos podem se beneficiar das técnicas descritas, melhorando sua condição de saúde e sentindo-se mais seguros em retomar atividades rotineiras que possam ter deixado de realizar devido às restrições ocasionadas pela condição de saúde”, salienta a orientadora.

O desenvolvimento do TCC possibilitou identificar lacunas na literatura, de acordo com Arnoni. “E sugerirmos possíveis estudos futuros com aplicação clínica prática”, finaliza a professora.

Informações obre o curso de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI