202402270126

Notícias

Podcast do curso de Publicidade da Uniara aborda o meme como estratégia de marketing digital

Publicado em: 30/11/2023

O podcast do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Araraquara – Uniara publicou o episódio “Meme: estratégia de marketing digital”. Disponibilizado por meio da revista eletrônica CMIQuê?, da graduação, o PPCast, como é chamado, pode ser acessado pelo link https://shre.ink/TTKR.

“O meme é muito utilizado porque culturalmente foi adotado pelos brasileiros. Isso ocorre no mundo todo, mas o Brasil é um dos países que mais produz e compartilha memes. É óbvio que as marcas se aproveitam dessa facilidade de comunicação, mais direta, e os utilizam”, inicia o docente responsável pela CMIQuê?, Gabriel Arroyo.

Ele conta que, há algum tempo, houve uma mudança muito grande na forma de as empresas e marcas se comunicarem, com as produções de mascotes ou pequenos avatares. “A tendência é o uso dos memes, inclusive dos próprios avatares, em situações engraçadas. Há uma pesquisa que aponta que os memes com mais recepção e compartilhamento são os que trabalham um humor mais leve e descontraído, do dia a dia, e as marcas estão usando muito isso”, explica.

Isso tem uma representatividade muito grande, segundo o professor. “É um fenômeno muito interessante, que as pessoas reproduzem e criam esses memes. Há sites e aplicativos com os quais rapidamente você consegue criar um meme, e o mais engraçado é que os que repercutem mais são os feitos de forma mais amadora. As pessoas que acessam as redes sociais, criam e fazem acontecer”, diz.

Outra característica importante do meme, de acordo com Arroyo, é que ele é muito imediato. “Por exemplo, de um evento esportivo ou até mesmo de uma notícia, já sai meme praticamente na mesma hora, as pessoas e marcas já criam na mesma hora. Então, quem trabalha com marketing de conteúdo, com redes sociais, precisa estar muito atento ao que está acontecendo para poder fazer a criação e os compartilhamentos, para tentar deixar o meme bem popular”, aponta.

Como sugestão, o docente indica um artigo da Revista Acadêmica Qualif - Ensino de Ciências e Tecnologias IFSP – campus Cubatão - https://shre.ink/Tjar.

Detalhes sobre o PPCast estão disponíveis no Instagram - @ppcastuniara - e sobre a “CMIQuê?”, no endereço www.uniara.com.br/cmique ou pelo e-mail cmique@uniara.com.br. Informações sobre o curso de Publicidade e Propaganda da Uniara podem ser obtidas no site www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI