[ mostrar mensagem ]
COMUNICADO IMPORTANTE
Informamos a todos que a Uniara estará em período de recesso a partir do dia 22/12/2025, retornando às atividades no dia 05/01/2026, em horário normal.
Será disponibilizado um plantão na Central do Candidato, para matrículas e inscrições para o vestibular, nos seguintes dias e horários: dias 22, 23, 29 e 30 de dezembro de 2025, das 09h00 às 14h00. Dia 02 de janeiro de 2026, das 12h00 às 16h00, e dia 03, das 08h00 às 12h00.
Atenciosamente,
Uniara
[ ocultar ]
Publicado em: 30/11/2023
O podcast do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Araraquara – Uniara publicou o episódio “Meme: estratégia de marketing digital”. Disponibilizado por meio da revista eletrônica CMIQuê?, da graduação, o PPCast, como é chamado, pode ser acessado pelo link https://shre.ink/TTKR.
“O meme é muito utilizado porque culturalmente foi adotado pelos brasileiros. Isso ocorre no mundo todo, mas o Brasil é um dos países que mais produz e compartilha memes. É óbvio que as marcas se aproveitam dessa facilidade de comunicação, mais direta, e os utilizam”, inicia o docente responsável pela CMIQuê?, Gabriel Arroyo.
Ele conta que, há algum tempo, houve uma mudança muito grande na forma de as empresas e marcas se comunicarem, com as produções de mascotes ou pequenos avatares. “A tendência é o uso dos memes, inclusive dos próprios avatares, em situações engraçadas. Há uma pesquisa que aponta que os memes com mais recepção e compartilhamento são os que trabalham um humor mais leve e descontraído, do dia a dia, e as marcas estão usando muito isso”, explica.
Isso tem uma representatividade muito grande, segundo o professor. “É um fenômeno muito interessante, que as pessoas reproduzem e criam esses memes. Há sites e aplicativos com os quais rapidamente você consegue criar um meme, e o mais engraçado é que os que repercutem mais são os feitos de forma mais amadora. As pessoas que acessam as redes sociais, criam e fazem acontecer”, diz.
Outra característica importante do meme, de acordo com Arroyo, é que ele é muito imediato. “Por exemplo, de um evento esportivo ou até mesmo de uma notícia, já sai meme praticamente na mesma hora, as pessoas e marcas já criam na mesma hora. Então, quem trabalha com marketing de conteúdo, com redes sociais, precisa estar muito atento ao que está acontecendo para poder fazer a criação e os compartilhamentos, para tentar deixar o meme bem popular”, aponta.
Como sugestão, o docente indica um artigo da Revista Acadêmica Qualif - Ensino de Ciências e Tecnologias IFSP – campus Cubatão - https://shre.ink/Tjar.
Detalhes sobre o PPCast estão disponíveis no Instagram - @ppcastuniara - e sobre a “CMIQuê?”, no endereço www.uniara.com.br/cmique ou pelo e-mail cmique@uniara.com.br. Informações sobre o curso de Publicidade e Propaganda da Uniara podem ser obtidas no site www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI