Notícias
Gratuito, minicurso sobre microbiota intestinal e o sistema nervoso é realizado na Uniara no dia 18
Publicado em: 09/11/2023
O minicurso gratuito “Microbiota intestinal e o sistema nervoso”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara, será realizado no dia 18 de novembro, a partir das 8h, no Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo – NITE da instituição (rua Carlos Gomes, 1217, no Centro). Os interessados em acompanhar a atividade devem entrar em contato pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.
O minicurso será ministrado pela mestranda do PPGB-MRQM, Marina Toscano de Oliveira, que menciona que serão trabalhados os seguintes temas: “Como a microbiota se desenvolve nos seres humanos e quais fatores influenciam esse desenvolvimento?”; “Como ocorre a ligação bidirecional entre o cérebro e o intestino?”; “O que é a disbiose e quais fatores podem acarretá-la ou melhorá-la?”; “Como são os mecanismos inflamatórios decorrentes da disbiose e sua repercussão no cérebro?”; “Estresse e o estilo de vida versus microbiota intestinal”; “Probióticos, prebióticos e simbióticos”; “Estudos pré-clínicos e clínicos sobre o uso de probióticos”; “Regulação da fome, do apetite e escolha dos alimentos: o que a microbiota tem a nos dizer?”; “Principais alterações encontradas na microbiota de pacientes psiquiátricos”; “Depressão e microbiota”, e “Principais ferramentas no estudo da microbiota: fermentação colônica, SHIME e técnicas de sequenciamento de RNA 16S”.
Oliveira é orientada pela professora Katia Sivieri, que destaca que “esse minicurso é de extrema importância, pois abordará os principais conceitos sobre o eixo microbiota-cérebro e como essa temática se tornou peça-chave na prática clínica na psiquiatria”. “Portanto, convido toda comunidade acadêmica e médica a participar desse evento”, finaliza a docente.
Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou também pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.
Últimas notícias:
- 03/11/2026 - Uniara e Santa Casa de Araraquara recebem representantes do MEC para avaliação de implantação do Programa de Residência Uniprofissional em Física Médica;
- 03/11/2026 - Alunos de Pedagogia da Uniara participam de aula passeio sobre arte de rua e educação;
- 03/11/2026 - Semana de Estética e Cosmética da Uniara tem início nesta quarta, dia 4;
- 30/10/2026 - Uniara apoia o Espetáculo Nossa História em Movimento;
- 30/10/2026 - Alunos da Uniara participam da última capacitação do Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil;
- 30/10/2026 - Biomedicina da Uniara promove Semana das Ligas Acadêmicas com arrecadação de brinquedos ;
- 30/10/2026 - PPG em Biotecnologia da Uniara continua com inscrições abertas para o seu processo seletivo ;
- 29/10/2026 - Coordenadora de Design de Moda da Uniara e egressa do curso participam de talk intimista ;
- 29/10/2026 - Alunos da Uniara estão no shortlist do ONGRAF 2026;
- 29/10/2026 - Alunos de Publicidade e Propaganda da Uniara participam de palestra sobre o caso do voo Gol 1907;
- 29/10/2026 - Mestrado em Educação da Uniara continua com inscrições abertas para o II Congresso Internacional;
- 28/10/2026 - Enfermagem da Uniara promove palestra com gestor técnico de fiscalização do COREN/SP;
- 28/10/2026 - Uniara promove o XXI Congresso de Iniciação Científica até esta sexta, dia 30;
- 28/10/2026 - Biotecnologia da Uniara promove III Workshop Knowledge-Intensive Entrepreneurship ;
- 28/10/2026 - Alunos de Psicologia da Uniara realizam visita técnica à exposição imersiva Brasil de Tarsila e ao Farol Santander;
- 28/10/2026 - Uniara promove palestras sobre Outubro Rosa para colaboradores;
- 28/10/2026 - Fisioterapia da Uniara promove o 3º FalaCérebro ;
- 27/10/2026 - Enfermagem da Uniara promove evento sobre envelhecimento saudável ;
- 26/10/2026 - Biologia da Uniara promove palestras sobre comunicação não violenta e Cervídeos Neotropicais ;
- 26/10/2026 - 55a. Semana Jurídica da Uniara é sucesso de público;
Busca
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)




