[ mostrar mensagem ]
COMUNICADO IMPORTANTE
Terceiros utilizando indevidamente o nome da Uniara para venda de suposto material de auxílio aos estudos
A Universidade de Araraquara - Uniara vem respeitosamente informar que chegou ao conhecimento desta Instituição que terceiros têm se utilizado indevidamente do nome da Uniara para o fim de oferecer material auxiliar de estudos.
A Uniara não mantém nenhuma parceria com terceiros para a finalidade de oferta de material de estudo ou coisa parecida, não tendo sequer autorizado o uso de seu nome para este fim.
Assim, comunica aos alunos que os materiais de estudo vinculados aos seus cursos são indicados pelos professores, coordenações e secretarias aos quais estes estejam vinculados.
Se, eventualmente, você receber algum telefonema ou outra forma de contato nesse sentido, favor apresentar denúncia através do e-mail contato@uniara.com.br.
Cordialmente,
Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro
Reitor - Uniara
[ ocultar ]
Publicado em: 07/11/2023
O estudante do curso de Engenharia Agronômica da Universidade de Araraquara – Uniara, Antônio Marco José Machado, foi contemplado com uma bolsa de iniciação científica da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular – FUNADESP pelo estudo “Uso de resíduos no desenvolvimento de meios de cultivo alternativos: desenvolvimento de formulações para aplicação no controle biológico”, orientado pelo professor Hernane da Silva Barud.
“Trata da utilização de resíduos agroindustriais provenientes da laranja para a produção de meio de cultivo de fungos entomopatogênicos e obtenção e caracterização físico-química de micropartículas, utilizando-se a secagem por pulverização - spray drying -, voltada ao microencapsulamento de fungos entomopatogênicos, empregando-se os biopolímeros como materiais de encapsulação, o que garante a viabilidade do fungo entomopatogênico”, explica Machado, mencionando que a pesquisa terá início em 2024.
Ele aponta que “o projeto contribui para o desenvolvimento de soluções mais sustentáveis na agricultura, destacando a relevância de técnicas de microencapsulamento e a importância da pesquisa e inovação na área de bioinseticidas e produtos de controle biológico”.
Barud, por sua vez, reforça que é um projeto voltado à área de controle biológico de pragas, “só que, no caso, utilizamos resíduo agroindustrial para o crescimento de fungos”. “O principal agente utilizado no controle biológico é o fungo entomopatogênico e, para os meios de cultivo para seu crescimento, basicamente usa-se arroz parboilizado”, contextualiza o orientador.
Em relação ao estudo, “temos pensado em tentar usar meio líquido, e uma ideia é usar resíduos agroindustriais”. “É nisso que se baseia o projeto do Antônio, que também tem envolvimento do nosso mestrando do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM, Jean Carlos Pereira Machado, e a participação fundamental de José Eduardo Marcondes, do Instituto Biológico”, finaliza o orientador.
Informações sobre o curso de Engenharia Agronômica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI