Publicado em: 20/10/2023
A Universidade de Araraquara – Uniara, por meio de seu grupo de pesquisa em Biopolímeros e Biomateriais – BioPolMat, juntamente com outras instituições, institutos e empresas participa de um Acordo de Parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, voltado ao controle biológico de pragas.
“É um projeto que chamamos de pré-competitivo e tem vários diferenciais: você tem um comitê gestor que envolve atores tanto da universidade e do instituto de pesquisa quanto de indústria e, além disso, as indústrias cofinanciam o mesmo projeto e, no final, têm direito à utilização do material, assim como à licença e à patente”, inicia o líder do BioPolMat, Hernane da Silva Barud.
Como exemplo, ele menciona que uma das participantes do programa obtém um microrganismo. “O Instituto Biológico obtém, na pessoa do professor José Eduardo Marcondes, fundo para aumentar o tempo de prateleira – como se fosse a validade dos materiais -, melhorar a solubilidade etc. A função da Uniara, dentro do projeto, é formular um material e dar a ele propriedades adequadas para que possa ser utilizado como biodefensivo”, explica.
A partir disso, segundo Barud, um integrante do BioPolMat vai “validar isso no campo”. “Depois serão utilizados drones para poder ser feita a liberação, então é um trabalho que vai desde a construção da obtenção do microrganismo até a aplicação no campo, utilizando-se o que chamamos controle biológico de pragas. Tem alunos da Uniara envolvidos: o Antônio Marco José Machado, que é da graduação de Engenharia Agronômica e bolsista do programa, e o Gustavo Monteiro, que faz pós-doutorado vinculado a esse programa. E, na universidade, a coordenação é minha”, finaliza o docente.
Mais detalhes sobre o Acordo de Parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação estão disponíveis no link https://shre.ink/U1qN.
Informações sobre o grupo de pesquisa em BioPolMat da Uniara podem ser obtidas pelo endereço www.uniara.com.br/biopolmat, pelo telefone (16) 3301-7348, pelo Instagram - @biopolmatgroup - ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI