202407140242

Notícias

Feira da Boa Vizinhança, organizada por mestranda da Uniara, agrada a comunidade

Publicado em: 27/09/2023

A Feira da Boa Vizinhança, organizada pela mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA da Universidade de Araraquara – Uniara, Mayra Carvalho de Souza Pereira, foi bem-sucedida, de acordo com ela. O evento foi realizado no dia 16 de setembro, na praça Alexandra Haddad Fakhouri – Praça das Laranjeiras (rua Antenor Borba, 279-349, no Parque das Laranjeiras).

“Foi um sucesso, teve música ao vivo, pula-pula gratuito, confecção de brinquedos com material reciclado, contação de histórias, pinta-cara, varal solidário - doação e retirada de vestuário e calçados -, várias barracas de comidas e artesanatos, recolhimentos de resíduos eletroeletrônicos em parceria com o Cairbar Schutel e arrecadação de alimentos, que serão distribuídos em cestas para famílias carentes do bairro”, relata Pereira.

Ela acrescenta que o grupo Atenção Farmacêutica Estudantil Permanente – AFEP, da Unesp, realizou testes de glicemia e medição de pressão, com orientações sobre cuidados com a saúde. “Tiveram também maquetes para as crianças e orientações sobre a dengue para a população. Ao todo, foram 84 pessoas atendidas, além das crianças que passaram por ali”, destaca.

A coordenadoria de Zoonoses e Fauna Sinantrópica da Prefeitura também esteve presente “orientando crianças e a comunidade sobre os riscos, cuidados e precauções sobre animais peçonhentos, e doenças como raiva, leishmaniose visceral e febre amarela”. “Vários comerciantes do bairro ajudaram na concretização dessa feira e na pintura dos bancos da praça, e pediram para a feira continuar nos próximos meses, além de sugerirem propostas para uma feira ambiental como essa em outros bairros, e uma feira beneficente para crianças carentes”, detalha a mestranda.

A organização da feira foi parte de seu projeto de mestrado, sob orientação do professor José Maria Gusman Ferraz, “que visa a revitalizar e ocupar a praça, além de trabalhar educação ambiental com a comunidade”. “Os moradores participantes do projeto querem continuar com as melhorias na praça e estão buscando parcerias com vários setores da Prefeitura para que todos possam ser beneficiados com uma praça ocupada com feiras e eventos, além de terem um lugar limpo e agradável, cuidado pelos próprios moradores e a empresa que adotou a praça, para curtirem com a família”, explica Pereira.

Ferraz, por sua vez, reforça que a ideia foi “ocupar uma praça que estava abandonada, e isso faz parte de um projeto de educação ambiental”. “Essa feira teve como intuito aproximar os moradores. Estamos em processo de nos juntarmos novamente, construirmos uma discussão de melhorias do espaço com atividades de educação ambiental - o que foi feito com crianças e adultos - e planejarmos o plantio de árvores nesse espaço, que é tão necessário em uma época de eventos climáticos extremos”, salienta o orientador.

É também um momento de “reunir a população de uma forma mais lúdica e tentar fazer com que esse grupo se empodere da praça e passe a cuidar desse espaço público”. “Dessa forma, foi possível envolver a Prefeitura e várias outras instituições. As atividades fizeram parte de um projeto de educação ambiental de Mayra, pelo Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural – NUPEDOR da Uniara”, menciona Ferraz.

A coordenadora do PPG-DTMA, Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante, afirma que a organização da feira, por Pereira, “é bastante interessante porque a ideia é remodelar a praça e inserir a população nesse entorno”. “É um convite para valorizar o meio ambiente, cuidando da praça como sendo uma área que pode oferecer lazer e perspectivas de feiras com produtos saudáveis. A dissertação da Mayra faz parte da nossa perspectiva de que, no PPG, deve-se ter um retorno social do conhecimento, e a extensão deve ser vista como um serviço prestado à população, para se apoderar desse lugar, para que as crianças valorizem esse espaço e exista um cuidado maior por parte do poder público e dos moradores próximos”, finaliza a professora.

Informações sobre o PPG-DTMA da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo WhatsApp (16) 3301-7126 ou pelo e-mail dtmeioambiente@uniara.com.br.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI