Publicado em: 26/09/2023
Docentes da Universidade de Araraquara – Uniara, juntamente com professores da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e da Universidade de Toulouse, na França, são autores do artigo “Bacterial cellulose-based cell culture platform modified by oxygen plasma for tissue engineering applications”, publicado no periódico científico internacional Cellulose. Um resumo do conteúdo, em inglês, pode ser acessado no link https://shre.ink/nOSF.
“O estudo trata do desenvolvimento de um potencial biomaterial para utilização futura na área de medicina regenerativa. Nesse trabalho, buscamos avaliar os efeitos do tratamento de plasma de oxigênio, em diferentes tempos, sobre a membrana de celulose bacteriana, no intuito de melhorarmos o processo de celularização - cultivo de células sob a superfície do material. A celularização é um processo fundamental para aplicação in vivo do material, conferindo a ele bioatividade e biocompatibilidade”, explica Luíz Guilherme Dercore Benevenuto, primeiro autor do artigo e professor do curso de Medicina Veterinária da Uniara, no qual se formou.
Ele acrescenta que, com nossos ensaios, foi possível demonstrar que a celularização desse material é possível, “uma vez que as alterações na rugosidade das plataformas de celulose bacteriana indicaram que as modificações físicas induzidas pelo tratamento com plasma de oxigênio proporcionaram um microambiente favorável para as células cultivadas, revelando sua promissora aplicação como biomaterial”. “Na época em que realizei o trabalho, era aluno de iniciação científica”, comenta.
O orientador de Benevenuto naquela ocasião, o professor do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Uniara, Luís Henrique Montrezor, menciona que o artigo foi publicado como um dos resultados de bolsa de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, concedida ao seu então orientando. “Esse estudo teve como um dos principais objetivos testarmos uma membrana de celulose bacteriana tratada com plasma como plataforma para a cultura de células. A ideia é começar a fazer esse tipo de pesquisa, desenvolver algum tipo de tratamento nessas membranas para melhora da adesão de células e identificar quais delas podem ser melhor adaptadas a essa estrutura”, salienta o docente.
O professor do PPGB-MRQM, Hernane da Silva Barud, também participou da elaboração do conteúdo. “O artigo revela a possibilidade da utilização de filmes de celulose bacteriana, tratados superficialmente com plasma, considerado o quarto estado da matéria. As novas plataformas podem ser aplicadas para simulação de estudos in vitro, e futuramente na substituição parcial e/ou total de testes em animais. Para os próximos passos, almeja-se utilizar essas plataformas na simulação de ambientes que sejam amigáveis a diferentes tipos de células. A publicação só foi possível graças à parceria estabelecida entres os pesquisadores do Brasil e da França. Parabéns a todos os pesquisadores envolvidos”, finaliza.
Os demais coautores são Sandra Andrea Cruz e Robert da Silva Paiva (UFSCar), Bruno Caillier (Universidade de Toulouse - França) e Jorge Alberto Achcar (Uniara).
Informações sobre o curso de Medicina Veterinária e o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.unbiara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI