202404271106

Notícias

Aluna de Farmácia da Uniara faz revisão bibliográfica sobre os principais programas de tratamento contra o câncer de mama e sua detecção precoce

Publicado em: 13/12/2022

A aluna de Farmácia da Universidade de Araraquara – Uniara, Laine Franciele Montini, apresentou como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC o estudo “Conhecendo os principais programas de tratamento contra o câncer de mama e detecção precoce: uma revisão bibliográfica”, orientado pela coordenadora da graduação, Thalita Pedroni Formariz.

A estudante explica que o trabalho “traz uma breve revisão da literatura sobre o câncer de mama, um dos tipos de tumor mais frequentes em mulheres brasileiras atualmente”. “O objetivo do estudo é melhorar a compreensão dos programas de tratamento primário e de detecção precoce de forma rápida, organizada e acessível, bem como compreender a carcinogênese do câncer de mama e sua epidemiologia, bem como os sinais e sintomas muitas vezes tardios, ressaltando a importância do rastreamento legalmente garantido, o que aumenta as chances de diagnóstico precoce e, portanto, de tratamento mais eficaz, seja ele sistêmico ou local”, explica.

Ela ressalta que “pesquisas mostraram que as taxas de câncer continuam elevadas, com aproximadamente 66.280 novos casos no triênio 2020-2022 e estima-se que a doença, antes endêmica em países desenvolvidos, tenha uma incidência global de 27 milhões de casos até 2030, com maior incidência em países de baixa e média renda”.

“Dessa forma, pode-se concluir que, além de conscientizar sobre a adoção de práticas diagnósticas precoces e implementar estratégias adequadas para estimular o autoexame e a palpação adequada, novas pesquisas na área do câncer de mama devem ser realizadas para fornecer novas informações e detecção precoce. Cabe aos estudantes e profissionais de saúde, comprometidos com a saúde da mulher, ter a responsabilidade de educar e orientar a população para a promoção da saúde e a prevenção efetiva, o que é fundamental para a redução da morbidade, o que renderá prognóstico terapêutico cada vez mais eficaz”, afirma Montini.

Formariz conta que “Laine sempre se destacou por sua dedicação e pelo comprometimento com suas atividades acadêmicas”.

Mais informações sobre o curso de Farmácia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI