202404182233

Notícias

XX Semana Mundial de Aleitamento Materno, da Enfermagem da Uniara, é transferida para o dia 25

Publicado em: 18/08/2022

A XX Semana Mundial de Aleitamento Materno, promovida pelo curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara foi transferida para a próxima quinta-feira, dia 25 de agosto, a partir das 19h, no auditório José Araújo Quirino dos Santos, localizado na unidade I da instituição (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro). Inicialmente, a atividade, direcionada aos alunos da graduação, seria realizada nesta quinta-feira, dia 18.

“Neste ano, a World Alliance for Breastfeeding Action - WABA definiu como temática para a Semana Mundial de Aleitamento Materno - SMAM ‘Fortalecer a Amamentação: Educando e Apoiando’. A assistência de enfermeiros junto às mulheres que amamentam é fundamental para atingir as metas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde - OMS e pelo Ministério da Saúde, de amamentação exclusiva até os seis meses de vida, seguindo até os dois anos ou mais”, destaca uma das organizadoras do evento, a professora Lucilei Cristina Chiodi, que ministra a disciplina de Saúde da Mulher na graduação.

Ela também ressalta que “todos os níveis de assistência devem proporcionar às mulheres momentos para educação e atividades de apoio, durante o pré-natal, parto e puerpério imediato, tardio e remoto, momentos e locais que contam com a presença de enfermeiros”. “Por isso a necessidade de profissionais sensibilizados e capacitados para o manejo adequado do aleitamento materno”, explica.

“Assim, a coordenação do curso de Enfermagem e docentes, em comemoração ao Agosto Dourado 2022, reservaram uma data para um encontro com graduandos, no qual abordaremos a assistência de enfermagem às mulheres que amamentam e a importância da Rede de Bancos de Leite Humano - experiência dos municípios de Araraquara e Ribeirão Preto”, detalha Chiodi.

Além de contar com ela, a comissão organizadora da XX Semana Mundial de Aleitamento Materno da Uniara também é formada pela coordenadora do curso, Creusa Aparecida Meirelles, e pelas professoras Aline Cristina de Farias, Aline Natália Domingues, Amanda Rossi Marques-Camargo, Ana Beatriz Ferreira Velozo, Ana Paula Torres e Caroline dos Santos Pereira.

Informações sobre a graduação de Enfermagem da universidade podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

 

Programação

19h – Inscrições para o evento e para o Concurso de Frases

19h20 – Abertura oficial

19h30 às 20h15 – Palestra “A Rede de Bancos de Leite Humano no Brasil: atividades dos municípios de Ribeirão Preto e Araraquara – São Paulo”, com a nutricionista da Fungota e coordenadora do Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade Gota de Leite, Mayara Assoni

20h15 às 20h30 – Perguntas do público

20h30 às 21h10 – Palestra “A assistência de enfermagem no manejo do aleitamento materno”, com a enfermeira obstetra do Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade Gota de Leite de Araraquara, Karina dos Reis Pereira Longuinhos

21h10 às 21h20 – Perguntas do público

21h20 – Premiação do Concurso de Frases

21h30 – Encerramento



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI