202404261223

Notícias

Egressa do Mestrado em Direito da Uniara tem dois capítulos publicados em livros

Publicado em: 17/08/2022

A egressa do Programa de Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflito – PMPD da Universidade de Araraquara – Uniara, Angela Aparecida Moreira Ferreira, é autora de dois capítulos publicados nos livros “Estudos sobre a práxis educacional – Volume 4” e “Pensando a Educação: Considerações Profissionais - Volume 8”.

O capítulo publicado na primeira obra tem como título “O Ensino da Matemática a Alunos com Deficiência Auditiva”. “Esse trabalho traz à tona leis que defendem os direitos dos alunos com deficiência auditiva, como o direito a terem um intérprete em sala de aula. É a adequação do conteúdo disponibilizado para os demais estudantes, de forma que o aluno deficiente auditivo possa, de fato, sentir e ser inserido no âmbito escolar, assim como rege a lei”, explica Ferreira.

Já no segundo livro, o capítulo escrito por ela é intitulado “Direito à Educação das Crianças Autistas”. “Trato sobre os direitos adquiridos das crianças autistas. Até onde sei, não há um órgão regulador que possa ir até as escolas fiscalizar se os alunos autistas estão realmente obtendo todos os suportes necessários para sua permanência de forma, de fato, inclusiva. Com isso, referindo-me a profissionais qualificados para acompanharem essas crianças durante suas vidas escolares”, esclarece a autora, mencionando que apresentou o artigo no III Encontro Virtual do CONPEDI, promovido pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito.

Ferreira, que passou por problemas pessoais ao longo de seus estudos no PMPD da Uniara, revela que o Mestrado em Direito “despertou em mim a vontade de escrever abordando as leis vigentes junto à educação e à educação inclusiva”. “Em meio a tantas turbulências, consegui finalizar o curso e, até mesmo com a ajuda de colegas de classe, aprendi a viver um dia de cada vez. As dificuldades sempre existirão, e precisamos ser firmes e tentar vencê-las com a ajuda de Deus e dos que realmente estão conosco. Um dia a vitória vem”, diz a egressa, afirmando que carrega consigo uma grande vontade de ministrar aulas no ensino superior.

O coordenador do PMPD, Edmundo Alves de Oliveira, comenta que as publicações de Ferreira “são muito boas, com densidade acadêmica e discussão muito interessante na área de educação”. “Como coordenador do Mestrado em Direito e professor do Mestrado em Educação da Uniara, fico extremamente contente por perceber como ela avançou bastante na carreira acadêmica. Teve que superar muitas dificuldades pessoais e acabou mostrando uma qualidade excepcional como pessoa e como acadêmica. Gostaria de felicitá-la pelas conquistas. É um orgulho para nós”, declara.

Por sua vez, o coordenador adjunto do PMPD e orientador da egressa no curso, Ricardo Bonotto, conta que “Angela foi uma aluna muito especial e diferenciada porque, apesar de sermos um mestrado profissional em Direito, temos alguns alunos que não são da área”. “São poucos, mas estão aí, e ela faz parte desse caso, de uma área afim do direito, que é a educação. Isso é importante para o curso também, por mostrar essa multidisciplinaridade que temos. É uma aluna empenhada e dedicada que, inclusive, entrou no processo de doutoramento pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Uniara, comigo”, finaliza.

“Estudos sobre a práxis educacional – Volume 4” e “Pensando a Educação: Considerações Profissionais - Volume 8” podem ser adquiridos com a organizadora das obras, Daniele Fernanda da Silva, pelo telefone/WhatsApp (16) 99141-4687.

Informações sobre o PMPD da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg/direito ou pelo telefone/WhatsApp (16) 3301-7337.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI