Publicado em: 17/08/2022
O egresso e o professor do curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Gabriel Brand Leandro e Adriano Marques Gonçalves, respectivamente, são autores de um artigo publicado na Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental – REMEA. O conteúdo, derivado de um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, orientado pela docente da rede municipal de ensino e também autora do artigo, Thaís Angeli, pode ser acessado e baixado gratuitamente pelo link https://bit.ly/3CgfZ6P.
O artigo é intitulado “As pesquisas brasileiras em educação ambiental que abordam o tema da reciclagem e suas macrotendências político-pedagógicas norteadoras: uma análise a partir de teses e dissertações”. “É derivado de um TCC realizado em parceria com Thaís, docente da rede municipal de ensino e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Unesp de Araraquara”, conta Gonçalves.
Ele detalha que o trabalho teve como objetivo caracterizar o contexto de produção das teses e dissertações brasileiras de educação ambiental que abordam o tema da reciclagem, assim como analisar as macrotendências político-pedagógicas presentes nesses trabalhos, delimitando qual vertente da educação ambiental guia predominantemente as pesquisas que se voltam para a reciclagem.
“Analisar as macrotendências político-pedagógicas nos permite compreender qual é a visão dos pesquisadores e pesquisadoras em relação à educação ambiental, podendo ser conservacionista, pragmática ou crítica”, explica o docente.
A conclusão do projeto, de acordo com o professor, aponta que “a vertente pragmática é a de maior ocorrência nas teses e dissertações brasileiras, que abordam o tema reciclagem, o que deve servir de incentivo para direcionar esforços de pesquisas e trabalhos para uma educação ambiental crítica, aquela que não serve ao capital e que leva em consideração os aspectos sociais associados às questões ambientais, incluindo a desigualdade social e o racismo ambiental”.
Gonçalves ressalta ainda que o estudo é importante para “refletirmos a respeito da educação ambiental e como, mesmo no contexto acadêmico, o tema da reciclagem tem sido abordado de maneira subserviente ao capitalismo de mercado”. “Nesse sentido, devemos aumentar os esforços para uma educação ambiental crítica, contra-hegemônica e que vise a reduzir as desigualdades socioambientais brasileiras”, finaliza.
Informações sobre o curso de Biologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
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