202403281359

Notícias

Egressa do Mestrado em Desenvolvimento Territorial da Uniara é autora de capítulo de livro

Publicado em: 27/07/2022

A egressa do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA da Universidade de Araraquara – Uniara, Mirian Barbosa da Silva Rufino, teve o estudo “Cultivos citrícolas no assentamento rural do Horto de Bueno de Andrada” publicado como capítulo do livro “O Protagonismo da Agricultura Familiar no Desenvolvimento Rural: os dez anos do REA frente à diversidade do rural brasileiro”. O trabalho foi orientado pela docente Sandra Imaculada Maintinguer.

Segundo Mirian, trata-se de uma pesquisa exploratória “para averiguar as plantações de citrícolas e o destino dos seus resíduos no assentamento de Bueno de Andrada, além de uma revisão literária sobre a formação do assentamento Monte Alegre e do Horto de Bueno de Andrada, em Araraquara-SP”.

Ela conta que o tema foi desenvolvido durante sua dissertação de mestrado. “Surgiu do trabalho inicial apresentado no PPG-DTMA para cursar o mestrado, que visava à purificação do glicerol em resinas a partir de resíduos da agroindústria da laranja. O projeto de pesquisa foi adequado ao Programa com a ideia de utilizar os resíduos do assentamento rural Horto de Bueno de Andrada, já que moro em um dos seus lotes, desde sua formação. Além disso, para o seu desenvolvimento, exigia parte experimental em laboratório, e então foi realizada a parceria com o Instituto Federal, em Matão, onde realizei minha graduação em Tecnologia de Biocombustíveis”, relata.

Para a egressa, a Uniara “foi de fundamental importância para o desenvolvimento desse projeto, uma vez que o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente possui pesquisadores envolvidos tanto em questões no desenvolvimento agrário quanto na gestão de resíduos e biocombustíveis, de maneira interdisciplinar”. “Além disso, a orientação, mesmo que a distância, em função da COVID-19, não impediu seu desenvolvimento e finalização, sempre me direcionando e apontando os passos a serem seguidos, além da equipe de docentes que passaram o conhecimento de forma brilhante”, comenta.

Mirian salienta que pode participar de diversos congressos e conferências, “e os resultados obtidos em minha pesquisa foi diferenciado, gerando discussão do desenvolvimento agrário dos assentamentos, mas sempre incluindo as questões ambientais”. “Por essa razão, a minha participação no VII Encontro Nacional da Rede de Estudos Agrários - ENREA foi destacada e, em um universo de diversas apresentações, o meu trabalho foi escolhido para ser publicado nessa edição especial”, revela.

“Como a Mirian é assentada e fez Tecnologia em Biocombustíveis, ela tem certa familiaridade com laboratório, assim, unimos isso ao conhecimento que ela já tinha da quantidade de resíduos que gerava no assentamento. A dissertação dela foi baseada nisso – um histórico sobre o assentamento, porque dentro do Programa de Pós-Graduação temos pesquisadores envolvidos com o desenvolvimento e as questões rurais. Dessa forma, unimos isso com a gestão de resíduos – retirá-los do assentamento de uma forma sustentável”, explica a orientadora.

Sandra conta que, na primeira fase do estudo, que foi mais teórica, Mirian fez um levantamento do que ocorria com esse resíduo citrícola nos lotes. “Foi quando levamos esse trabalho para o congresso em Rio Claro, o ENREA, e, após a apresentação oral da Mirian, o estudo gerou muita curiosidade, pois, geralmente, as pessoas trabalham só questões rurais. Já o nosso trabalho tinha esse diferencial – a questão rural e ambiental. O trabalho dela visou a purificar esse resíduo originado na geração do biodiesel, que é o glicerol, com as resinas citrícolas. Com isso, o trabalho dela foi escolhido para ser publicado em uma edição especial, que gerou um capítulo de livro”, finaliza a docente.

Informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg/desenvolvimento-territorial-meio-ambiente ou pelo WhatsApp (16) 3301-7126.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI