202403290932

Notícias

Liga de Medicina da Uniara confecciona e distribui panfletos sobre doenças reumatológicas

Publicado em: 04/07/2022

Como parte de seu projeto de extensão, a Liga de Reumatologia da Uniara – LARU, do curso de Medicina da Universidade de Araraquara, desenvolveu e distribuiu recentemente, panfletos sobre fibromialgia, artrite reumatoide e lúpus eritematoso sistêmico, em diferentes unidades de saúde do município.

“Os panfletos foram confeccionados por meio de revisão de literatura pelos ligantes da LARU, com seleção de informações e montagem da arte, no intuito de informar a população, abordando causas, sintomas, tratamento, cuidados e seus mitos e verdades. O projeto foi organizado pela diretora de extensão da Liga, Luanna Carolina Costa Bepe, contando com a participação ativa dos ligantes”, relata a coordenadora geral da LARU, Melissa Ishii Dognani.

Ela detalha que os materiais produzidos foram distribuídos nos seguintes locais: Ambulatório de Atenção à Saúde integral da Mulher, Unidade de Saúde da Família - USF Parque Residencial São Paulo, USF Jardim Iedda, Estratégia Saúde da Família - ESF Jardim Maria Luiza e Centro Municipal de Saúde - CMS Jardim Paulistano. “Os panfletos foram também disponibilizados no Instagram da liga - @laru.uniara -, com o intuito de atingir mais pessoas”, salienta a estudante.

Além de Dognani, participaram do desenvolvimento os alunos Beatriz Crispim de Abreu, Taynara Fernandes de Souza, Bianca Trofino Garcia, Gabriel Antonio Catharenussi, Nathalia Ferragut, Laura Volpi Nassif, Carlos Eduardo Lussy Yamazuka, Paola Falsarelli dos Santos e Luanna Caroline Costa Bepe.

O tutor da LARU, Fábio de Andrade Malara, conta que a liga exerce diversas atividades na reumatologia, como o estágio no ambulatório da especialidade. “Os ligantes acompanham eventualmente atendimentos e examinam os pacientes. Nós discutimos os casos e eles têm atividades de iniciação científica, com publicação e realização de trabalhos, usando material do ambulatório e pesquisa teórica”, explica.

Em relação aos panfletos, ele destaca que “essa atividade voltada à sociedade é algo que entendemos ser de extrema importância e que, nesse caso específico, forneceu informações à população nas unidades básicas a respeito de algumas doenças principais na reumatologia, como lúpus eritematoso sistêmico e fibromialgia”.

“Essa educação faz com que o paciente procure ajuda à medida em que se identifica com aquelas informações, e busque tratamento precoce, que começa na rede básica e é feito brilhantemente nas unidades de saúde da família, nos postos e unidades básicas de saúde, complementando com atendimento no ambulatório de especialidades”, ressalta o tutor.

Malara reforça que foi uma atividade acadêmica que serviu à sociedade, “e acho que isso foi o mais interessante”. “Esperamos que isso dê frutos e possamos diagnosticar as doenças reumatológicas com mais precocidade, por meio de atividades como essa”, finaliza.

Informações sobre o curso de Medicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI