202404190550

Notícias

Egressa do Mestrado em Direito da Uniara é autora de capítulo de livro

Publicado em: 21/06/2022

A egressa do Programa de Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflito – PMPD da Universidade de Araraquara – Uniara, Juliana Vendramini Durlo, é a autora de um dos capítulos do livro “Direito de Família - Transformação Social e Novos Desafios Para a Comunidade Jurídica” e, além disso, a pós-graduação foi ponto fundamental para sua aprovação em um concurso público.

O capítulo da obra tem como título “Uma abordagem construtiva do conflito familiar e a meditação waratiana como modelo autocompositivo”. “Trata da mediação, uma forma de resolver conflitos humanos. Parte-se da ideia de que, todas as vezes em que vivenciamos um conflito, palavras como ‘disputa’, ‘raiva’, ‘violência’, ‘perdas’ e ‘processo’ estão presentes. Os conflitos são inerentes à condição humana e, assim, não desaparecem, mas se transformam”, aponta Durlo.

Ela explica que a mediação é um método de resolução de conflitos, sejam judiciais ou extrajudiciais, que vem sendo utilizado especialmente em conflitos familiares como divórcio e guarda de filhos. “O intuito é construir um espaço de acolhimento das diferenças para que o diálogo entre os envolvidos possa ser restabelecido”, salienta.

O PMPD da Uniara fez a diferença em sua carreira, segundo a ex-aluna. “Transforma sua atuação como profissional do direito. O mundo é cada vez mais desafiador e, por isso, ao entrar em contato com os professores, você é instigado a descobrir novas formas de administrar, compreender e gerir os conflitos jurídicos. Em uma disciplina, caminha-se pelo olhar do Ministério Público; outro, da magistratura, ainda, pelo cuidado dos direitos humanos e a inclusão social. Continua pela sociologia por se descobrir novas tecnologias e também pela política pública”, destaca.

Não há como não ser transformado com o curso, de acordo com Durlo. “É desafiador e amplia sua capacidade de análise do direito enquanto ciência, sendo que minha história com o mestrado da Uniara rendeu-me um novo trabalho: logo após minha defesa, fui aprovada em um processo seletivo para a procuradoria da Companhia de Habitação - COHAB da minha cidade”, relata.

Para essa conquista profissional, ela menciona que um dos requisitos para o ingresso como advogada dessa empresa pública era o título de mestra em Direito, além de artigos científicos publicados. “Aqui aprende-se a fazê-los. Uma instituição séria e comprometida com a educação”, declara a egressa, desejando sucesso às novas turmas.

Para o coordenador do PMPD, Edmundo Alves de Oliveira, os feitos de Durlo são motivos de alegria. “Fico contente por saber do sucesso acadêmico e profissional da Juliana, que acabou de ser aprovada em um concurso, no qual o título de mestrado fez a diferença. Ela sempre foi dedicada e protagonizou uma excelente pesquisa, orientada pelo professor Plínio Gentil”, finaliza.

O livro “Direito de Família - Transformação Social e Novos Desafios Para a Comunidade Jurídica” pode ser adquirido pelos links https://bit.ly/3QxK3Q6, https://bit.ly/3QAnx98 ou https://amzn.to/3HJiRtQ. Informações sobre o PMPD da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg/direito ou pelo telefone/WhatsApp (16) 3301-7337.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI