202404262017

Notícias

Biologia da Uniara e Prefeitura Municipal promovem evento em função do Dia Mundial do Meio Ambiente

Publicado em: 02/06/2022

O curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, juntamente com Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com a Coordenadoria Executiva da Agricultura (vinculada à Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo) e a Secretaria Municipal de Saúde, promove a atividade gratuita “Venha Aprender sobre Preservação” neste sábado, dia 4 de junho, das 8h às 11h30, na Praça Pedro de Toledo (rua Carlos Gomes, no Centro), em função do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5.

“Comemorando os cinquenta anos da primeira Conferência Mundial do Meio Ambiente, realizada em Estocolmo, na Suécia, e os 48 anos do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Organização das Nações Unidas - ONU trouxe como tema este ano ‘Uma Só Terra’. Pensando nisso, definimos três eixos de ações na praça, que serão trabalhados pelos alunos da Uniara junto com o apoio dos técnicos da Prefeitura. Será de suma importância para vivermos em harmonia com a natureza e termos um futuro mais sustentável”, diz o gerente de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Valter Luiz Iost Teodoro, que é egresso do curso de Biologia da universidade.

Ele conta que o primeiro eixo será o da Água, “onde trataremos da importância da preservação dos recursos hídricos superficiais dos nossos rios e dos subterrâneos”. “Também teremos atividades lúdicas como o experimento de erosão e outro de absorção de água das rochas do nosso aquífero, além de cartazes com as nascentes e a hidrografia de Araraquara, e um projeto novo, que está sendo lançado, o ‘Bacia Hidrográfica Local’, muito interessante para as pessoas se sensibilizarem e aprenderem o nome do corpo hídrico que existe perto de suas casas”, relata.

O segundo eixo, de acordo com Iost, é o da Sustentabilidade. “Será realizada uma discussão e uma contextualização em cartazes sobre os cinco Rs - repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Também será mostrado como se fazer uma compostagem seca caseira, e serão realizados um mutirão de limpeza da praça e a apresentação de uma oficina de sacolas confeccionadas com camisas, elaborada pela Uniara. Com a Secretaria de Agricultura, será feita uma demonstração de reaproveitamento de alimentos que geralmente são descartados como lixo. A cooperativa Acácia também participará com alguns materiais para falar sobre a importância da coleta seletiva, e teremos um mural para as pessoas colocarem quais são as atitudes sustentáveis que realizam no dia a dia”, detalha.

O terceiro eixo do evento é o de Biodiversidade. “Contaremos com exposição de fotos de várias espécies silvestres encontradas em Araraquara; apresentação da cartilha de fauna do município; uma conversa dobre a importância da salvaguarda da biodiversidade e o impacto das queimadas, e a apresentação dos Equipamentos de Proteção Individual - EPIs utilizados na operação corta fogo, que terá participação da responsável pela estação experimental do Horto Florestal de Araraquara. A Secretaria Municipal de Saúde também irá participar com a apresentação de material sobre prevenção e combate ao Aedes aegypti, e também deixaremos telefones úteis para denúncia das queimadas”, relata Iost.

A coordenadora do curso de Biologia, Teresa Kazuko Muraoka, destaca que a importância do evento é não somente para a população, que se beneficiará com diversas informações, mas também para os alunos da graduação. “A maioria dos estudantes é do primeiro ano. Acredito que nada melhor do que aprender a prática colocando a mão na massa. Então, para cada um dos três eixos, haverá alunos que estão estudando e que, no dia, farão as atividades. Eles estão animados, e teremos até um deles usando uma fantasia do mosquito da dengue”, finaliza.

Informações sobre o curso de Biologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Mais detalhes sobre o “Venha Aprender sobre Preservação” estão disponíveis no link https://bit.ly/3x2G1Gn.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI