202403291020

Notícias

Alunos de Fisioterapia da Uniara têm aula prática sobre saúde da mulher no Laboratório de Simulação Realística do NITE

Publicado em: 19/05/2022

Nesta quinta-feira, dia 19 de maio, alunos do terceiro ano do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara tiveram uma aula prática sobre saúde da mulher no Laboratório de Simulação Realística do Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo – NITE da instituição. A atividade foi ministrada pela professora Jussara de Oliveira.

“Os alunos aprendem na prática sobre a postura profissional para lidarem com essa área tão delicada, que é a de saúde da mulher, especificamente a fisioterapia em saúde da mulher, e também em saúde do homem, uma vez que também trabalhamos com fisioterapia em uroginecologia e urologia. A finalidade da aula foi os alunos praticarem uma avaliação da região pélvica, sendo que nós, fisioterapeutas, trabalhamos com a recuperação de disfunções urogenitais, como por exemplo a incontinência urinária feminina e masculina”, explica Oliveira.

Ela destaca que realizar a atividade no laboratório do NITE “foi muito bom porque eles vivenciaram como realmente fazer uma avaliação”. “Em relação à satisfação dos estudantes sobre esse aprendizado de treinarem a manualidade, entenderem a fundamentação teórica que transmitimos e poderem transferir isso para a prática - que é o que vai ser o dia a dia de sua atuação profissional -, eles próprios relataram que gostaram muito. Foi gratificante e produtivo”, comenta.

O coordenador do curso de Fisioterapia, Carlos Roberto Grazziano, ressalta que “o Laboratório de Simulação Realística vem complementar, de forma muito satisfatória, o conteúdo dado em aula”. “A partir do momento em que você coloca em prática todo o conteúdo teórico abordado em sala, o aprendizado se fundamenta de forma mais adequada”, reforça o docente.

Ele acrescenta que “é importantíssimo que o aluno saia da sala de aula para ter esses trabalhos em grupos porque é a vivência que ele vai ter na sua vida profissional”. “A riqueza dessas atividades gera uma capacidade de fixação do estudante muito grande, sendo que ele consegue complementar seu conhecimento e compreender o processo como um todo”, diz.

A coordenadora do Laboratório de Simulação Realística, Viviane Ferreira, lembra que o local pode ser utilizado por todos os cursos da Uniara da área de saúde. “Nesta quinta, foi realizada essa aula prática do curso de fisioterapia, e os alunos demonstraram satisfação com a atividade e eficácia no aprendizado”, finaliza.

Informações sobre o curso de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no site www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Detalhes sobre o NITE estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br/nite.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI