202404190655

Notícias

Podcast do curso de Publicidade da Uniara aborda o metaverso e a propaganda

Publicado em: 18/05/2022

Por meio de sua revista eletrônica CMIQuê?, o curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Araraquara – Uniara disponibilizou o podcast “Metaverso e propaganda”. Os interessados podem ouvir o PPCast, como é chamado, pelo link https://spoti.fi/3PwHehO.

“O professor da graduação e gestor de mídias sociais da Uniara, Samuel Gatti Robles, participou desse PPCast, no qual falamos sobre o metaverso e suas possibilidades comunicacionais que envolvem a publicidade. Discutimos sobre o que vai mudar na publicidade digital quando o metaverso entrar para valer”, conta o docente responsável pela CMIQuê?, Gabriel Arroyo.

Ele relata que, no programa, foi feita uma associação do metaverso ao game Second Life, lançado em 2003. “Era uma proposta de mundo digital onde as pessoas que o acessavam tinham seus avatares e iam até os lugares. As empresas compravam terrenos no jogo, então havia a sua ambientação onde era colocada a sua marca, mas não deu certo, principalmente no Brasil porque não tínhamos a tecnologia na época para fazer tudo isso funcionar de fato. Eram problemas técnicos principalmente relacionados à velocidade da internet”, comenta.

O metaverso ganhou bastante destaque nos últimos meses após o dono do Facebook (que agora se chama Meta), Mark Zuckerberg, anunciar que está investindo nessa tecnologia. “Ainda não foi divulgado como as cotas comerciais serão vendidas para a publicidade e empresas. É óbvio que vai acontecer, pois isso será uma das principais fontes de recursos do metaverso. Imaginamos que haverá espaços nos quais ocorrerão interações, e as empresas colocarão suas marcas e promoverão seus eventos nesse universo. Muita coisa está sendo prometida. Ele está instigando o mercado”, salienta Arroyo.

De maneira geral, as pessoas poderão acessar o metaverso com seus avatares “e, para isso, será necessário o uso dos óculos de realidade aumentada para interagirem e vivenciarem o ambiente lá dentro, inclusive não só como forma do entretenimento – conhecer outras pessoas ou usá-lo como uma rede social, por exemplo -, mas também no que diz respeito a trabalhos e atividades”. “Será possível fazer reuniões, discutir, visitar clientes etc.”, aponta o professor.

Juntamente com as especulações, outro ponto abordado no PPCast, no entanto, foi o que dificulta o acesso da população ao metaverso, “mesmo que ele ainda não esteja funcionando de forma tão ampla quando Zuckerberg planeja”. “Por exemplo, esses óculos de realidade aumentada custam, hoje, cerca de R$2.000,00. Isso não é acessível a todos, e acessar o metaverso sem esse dispositivo vai ficar muito limitado e estranho”, finaliza Arroyo, dizendo que outros tópicos também foram discutidos no programa.

Para saber mais sobre o metaverso, acesse o link https://bit.ly/38CGO8L. Detalhes sobre o PPCast estão disponíveis no Instagram - @ppcastuniara - e sobre a “CMIQuê?”, no endereço www.uniara.com.br/cmique ou pelo e-mail cmique@uniara.com.br. Informações sobre a Uniara podem ser obtidas no site www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI