202404172308

Notícias

Alunos de Publicidade da Uniara iniciam apresentações de seminários relacionados ao seriado Black Mirror

Publicado em: 17/05/2022

Alunos do terceiro ano do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Araraquara – Uniara começam a apresentar seminários relacionados ao seriado “Black Mirror” nesta terça-feira, dia 17 de maio, a partir das 19h, no Centro de Comunicação Social da instituição, localizado na Avenida Maria Antonia Camargo de Oliveira (Via Expressa), 225, no Centro. A atividade, que terá continuidade também nas próximas duas terças-feiras, dias 24 e 31 de maio, é aberta ao público.

Os trabalhos foram desenvolvidos nas disciplinas de Criatividade III e Linguagem Publicitária I, ministradas respectivamente pelos professores Samuel Gatti Robles e Luis Paulo de Campos. “É uma oportunidade que os alunos têm de começarem a praticar alguns aspectos na dinâmica de apresentação de uma campanha publicitária. Após um sorteio, cada agência experimental ficou com um episódio, e eles assistem a essa produção para criarem um produto ou serviço que se encaixaria nela. É como se eu criasse um produto ou serviço e, se o diretor ou autor estivesse inserido, ele passaria normalmente, sem ficar fora de contexto”, explica Robles.

Ele acrescenta que, com esse produto ou serviço desenvolvido, a agência precisa criar uma campanha para divulgação. “Eles criam um nome e uma identidade visual para o produto, e fazem essa campanha com conceito publicitário. É um trabalho para que a divulgação seja a mais profissional possível”, diz.

Outro aspecto das apresentações é o treinamento de palco, de acordo com o docente. “Isso vai desde trabalhar cenografia, passando pelo preparo da sala de aula onde será realizada a atividade, à apresentação, mas não é simples assim: eles já precisam treinar recursos que ajudem a compor aquele ambiente. Assim, trabalham com luz e objetos de decoração, e há todo um preparo para que a apresentação seja a melhor possível e para que eles convençam, por exemplo, um cliente a comprar aquela ideia da campanha publicitária”, detalha Robles.

Campos lembra que os seminários fazem parte da grade curricular do processo de apresentações interdisciplinares, “uma das exigências do Ministério da Educação”. “A respeito da parte teórico-pedagógica, começamos a trabalhar processos avaliativos nos quais os alunos começarão a ter pré-bancas. São espaços nos quais eu e o professor Samuel vamos avaliar como são as questões, normas e regras de etiquetas sociais para fazerem uma boa apresentação, visto que, posteriormente, os estudantes irão enfrentar bancas maiores – o Laborex e, no quarto ano, o projeto experimental”, salienta.

Os seminários também servem, segundo Campos, para apresentações para futuros clientes. “Então as questões precisam ser pautadas nesses quesitos. Nessa atividade, que é avaliativa, verificamos que pontos estão acertando e errando, para uma melhoria no aprendizado, quando fizerem apresentações de futuros trabalhos”, esclarece.

Black Mirror

“Os episódios da série são fechados e independentes: cada um é diferente do outro, com ambientação e enredos diversos e, assim, nenhum grupo cai com temáticas iguais. A importância de se escolher esse seriado está relacionada à inovação tecnológica: nos episódios, as novas tecnologias estão inseridas em um mundo futurista, mas que ‘batem’ com determinadas realidades e que, em geral, não terminam com final feliz. Esse excesso de tecnologia, seja ela para o bem ou para o mal, pode causar danos principalmente psicológicos, e provoca reflexões para os grupos”, finaliza Campos.

Informações sobre o curso de Publicidade e Propaganda da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI