202404190318

Notícias

Alunos da Uniara assistem a palestras voltadas ao controle de doping no esporte

Publicado em: 16/05/2022

Na última sexta-feira, dia 13 de maio, o coordenador geral da Comissão de Controle de Doping da Confederação Brasileira de Futebol – CBF, oficial de Controle de Doping da Fédération Internationale de Football Association – FIFA e da Confederação Sul-Americana de Futebol – CONMEBOL, e membro da Comissão Nacional de Médicos do Futebol e CONMEBOL, Fernando Solera, ministrou a palestra “Controle de doping no esporte” na unidade I da Universidade de Araraquara - Uniara. Antes dele, a egressa de Direito e auditora do Tribunal da Justiça Desportiva Antidopagem - TJD-AD, Débora Passos, explanou sobre Direito Desportivo.

O evento foi promovido pelo curso de Direito e sua coordenadoria de extensão, pelo Programa de Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflito – PMPD e pela graduação de Fisioterapia da Uniara.

O chefe do Departamento de Ciências Jurídicas e coordenador do curso de Direito, Fernando Passos, deu as boas-vindas ao público e agradeceu os convidados pela presença e, em seguida, Débora deu início à sua explanação. “Abordei quais as áreas nas quais podemos atuar dentro do Direito Desportivo e como funcionam a justiça e os tribunais desportivos. É uma área nova do direito, muito pouco explorada em Araraquara”, comenta a palestrante.

Ela acrescenta que está no Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Liga Nacional de Basquete como procuradora, “que é o mesmo que um promotor exerce na justiça comum”. “Também atuo como auditora no TJD-AD, cuja função é a mesma de uma juíza na justiça comum e, além disso, mostrei que os tribunais são completamente independentes. O artigo 217 da Constituição Federal mostra que a autonomia é a maior característica do Direito Desportivo, sendo que quem rege são a Lei Pelé e o Código Brasileiro de Justiça Desportiva. No entanto, no doping é diferente porque há um tribunal específico. Cada esporte tem o seu tribunal, mas o doping é o único tribunal de justiça desportiva regulamentado por lei, e que julga todos os esportes”, detalha.

Em seguida, foi a vez de Solera palestrar. “Mais uma vez, temos uma ação positiva da Uniara. É fundamental que as instituições de ensino entendam que, ao falarmos sobre doping para vários cursos – Fisioterapia, Medicina, Direito e Educação Física -, estamos levando uma mensagem: o uso de qualquer substância proibida na atividade esportiva, como disse o professor Fernando Passos, é temerário, uma fraude, uma violação a uma regra internacional. E se levamos essas informações aos alunos, que transmitirão isso a outras pessoas, conseguimos difundir a igualdade na competição, a saúde no esporte e a ética nas profissões. Todos ganham com isso”, salienta.

Para o coordenador de extensão da graduação de Direito, Fernando Rugno, o evento foi “extraordinário”. “Foi mais uma atividade de extensão para os nossos alunos de Direito, Fisioterapia e Medicina, além de outros interessados. Aprendemos muito sobre essa área, que abrange uma série de situações. Foi enriquecedor. Meus parabéns ao Fernando Solera pela palestra, e tenho absoluta convicção de que a Uniara, mais uma vez, saiu na frente. Foi um sucesso”, finaliza.

Informações sobre os cursos de Direito, Fisioterapia e Medicina, e o PMPD da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI