[ mostrar mensagem ]
COMUNICADO IMPORTANTE
Informamos a todos que a Uniara estará em período de recesso a partir do dia 22/12/2025, retornando às atividades no dia 05/01/2026, em horário normal.
Será disponibilizado um plantão na Central do Candidato, para matrículas e inscrições para o vestibular, nos seguintes dias e horários: dias 22, 23, 29 e 30 de dezembro de 2025, das 09h00 às 14h00. Dia 02 de janeiro de 2026, das 12h00 às 16h00, e dia 03, das 08h00 às 12h00.
Atenciosamente,
Uniara
[ ocultar ]
Publicado em: 06/05/2022
A estudante do quinto semestre do curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Aline Montanaro Camillo, foi contemplada com uma bolsa de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP pelo projeto “Modificação química de óleos vegetais para a síntese de monômeros fotopolimerizáveis”, orientado pela professora Eliane Trovatti.
“Estamos estudando um polímero à base de óleo vegetal, que seja biodegradável. O estudo já está em andamento, mas em processo inicial. É muito comum, nos tempos atuais, observarmos o acúmulo de plásticos em todos os tipos de ambientes. Além de trazerem problemas de saúde para a população, também são de difícil degradação. A relevância social da pesquisa está em sintetizar um material biodegradável para que se tenha menos impactos no meio ambiente”, explica Camillo.
Trovatti reforça que o trabalho de sua orientanda “tem grande importância no que se refere a novos materiais baseados em matéria-prima de origem natural para gerarem outros que podem substituir os plásticos de origem fóssil, de fontes não renováveis e que demoram muito tempo para serem degradados na natureza”. “Uma característica importante do material que ela desenvolverá é a biodegradabilidade na natureza, contribuindo para a diminuição do acúmulo de resíduos sólidos em aterros sanitários, pois os plásticos convencionais demoram até séculos para se degradarem”, detalha.
O caráter degradável, segundo a docente, é importante também para a preservação de ambientes aquáticos, “uma vez que menos plásticos serão descartados em rios e mares, ajudando a preservar a vida dos animais que lá vivem”. “Esse estudo faz parte de um projeto maior, o Jovem Pesquisador, aprovado pela FAPESP e que encontra-se em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Uniara”, finaliza Trovatti.
Informações sobre o curso de Biologia da universidade podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI