202404191824

Notícias

Doutoranda da Uniara realiza parte de seus estudos na Sérvia

Publicado em: 04/05/2022

Como parte da pesquisa de seu doutorado, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, a aluna do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara, Bruna Carolina Dorm, passará dois meses na Sérvia, para onde viajou na última semana. O trabalho é orientado pela professora Eliane Trovatti.

“Meu projeto de doutorado na Uniara tem como título ‘Síntese de monômeros baseados em aminoácidos como blocos construtivos para obtenção de polímeros furânicos por reações de Diels Alder’, e o que estou desenvolvendo na Sérvia se chama ‘Alanine-grafted hydroxyapatite: synthesis and characterization of its physicochemical and biological properties’”, informa Dorm.

Ela explica que o trabalho desenvolvido na Uniara “envolve a modificação química de aminoácidos, e os pesquisadores com quem estou tendo contato no Instituto de Ciências Técnicas da Academia Sérvia de Ciências e Artes - ITS-SASA têm bastante experiência trabalhando com a hidroxiapatita, que é um material muito usado em regeneração óssea”. “Dessa forma, queremos unir esses dois materiais para compará-los quanto à biocompatibilidade. Ainda estamos em fase inicial dos estudos”, diz.

Para suas pesquisas na Sérvia, Dorm entrou em contato com a pesquisadora do ITS-SASA, Lidija Mancic. “Ela já esteve em diversas ocasiões no Brasil, onde realizou seu pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Após o contato, surgiu o convite para desenvolvermos um projeto em conjunto na capital do país, Belgrado”, relata.

A aluna reforça que “esses materiais que estamos estudando têm enorme aplicação na área médica, principalmente em medicina regenerativa”. “Mas além do ganho na pesquisa, uma visita desse tipo traz ganhos cultural e profissional enormes, uma vez que tenho a possibilidade de praticar a língua inglesa, internacionalizar meu trabalho, conhecer uma nova cultura e criar vínculos com pessoas de diversos países. Está sendo incrível a oportunidade de viver realmente a vida comum em um outro país, ir ao mercado, cozinhar, utilizar transporte público e visitar locais históricos”, alegra-se Dorm.

Ela aproveita para agradecer à Uniara “pela oportunidade de desenvolver minha pesquisa em seus laboratórios”. “Recomendo a todos os alunos que busquem essa oportunidade de realizarem um estágio e/ou visita científica fora do Brasil. Existem diversos caminhos para se chegar a esse objetivo, e muitos são custeados por agências de fomento”, salienta.

Trovatti afirma que o trabalho de sua orientanda na Sérvia “será um grande aprendizado para nós”. “É a primeira vez que alguém que oriento vai ao exterior. Quanto ao trabalho em si, ele segue parte da linha do que a Bruna faz aqui em seu doutorado. Lá, ela tentará, especificamente, desenvolver um material baseado em aminoácidos e matriz mineral sintética para aplicação em reparo ósseo. Resolvemos associar a síntese de matriz mineral sintética e a expertise de sua supervisora na Sérvia, a um aminoácido porque a Bruna trabalha com desenvolvimento de materiais baseados em aminoácidos para aplicação na área da saúde”, detalha a docente.

Para a universidade, isso contribui no sentido de internacionalização, segundo a professora. “Mas, além do trabalho, e importantíssimo que ela tenha conseguido esse estágio para seu desenvolvimento pessoal também, para ter contato com outra cultura e saber como eles trabalham em outro país, além de várias outras coisas nesse sentido”, finaliza Trovatti.

Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI