202403281225

Notícias

Trabalhos de alunos da Uniara são apresentados no Experimental Biology 2022, nos Estados Unidos

Publicado em: 04/04/2022

Dois trabalhos, que respectivamente têm como autores principais o doutorando do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM e a aluna do curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara, Paulo Emilio Alves Gaspar e Jordana Mattiello Sormani, foram apresentados nesta segunda-feira, dia 4 de abril, no Experimental Biology 2022, na Filadélfia, nos Estados Unidos. Ambos foram orientados pelo coordenador do PPGB-MRQM, André Capaldo Amaral, que representou Gaspar no evento. Já Sormani participou presencialmente.

O estudo de Gaspar, que contou com a colaboração de Isadora Maia, Daniel Amaral, Hernane da Silva Barud, Rodrigo Alvarenga Rezende e Creusa Sayuri Tahara Amaral, tem como título “Meniscus Bioprinting Technology Roadmap”. “O objetivo foi realizarmos uma varredura nas bases de dados de periódicos e patentes, e assim, levantarmos informações pertinentes quanto ao estado atual referente ao processo de bioimpressão de menisco, para então traçarmos rotas estratégicas para o sucesso da técnica”, explica o aluno.

Ele menciona que a pesquisa está em andamento, “e o que podemos apresentar, até o momento, é que há poucos estudos voltados à bioimpressão de menisco, sendo que tais trabalhos não têm se comprometido fielmente às características biomecânicas do menisco, e exibem resultados bons, porém, sem aplicação”. “Nosso trabalho tem muita relevância para a comunidade científica, pois ao seu término poderá servir como um filtro para pesquisadores e mostrar o que já foi feito dentro da área, assim como qual é o melhor caminho a ser tomado em futuras pesquisas para que se possa obter sucesso”, destaca Gaspar.

Amaral comenta que se trata do início do projeto de doutoramento de seu orientando, “usando uma metodologia chamada technology roadmap na identificação das tecnologias para a constituição de uma biotinta para a bioimpressão do menisco”. “Esse projeto, que conta com a Isadora, também aluna de Medicina, prevê um conceito de bioimpressão para a engenharia de tecidos, e também imprimirmos um menisco humano. Logicamente a primeira etapa para isso é conhecer um pouco melhor quais são as inovações lançadas nesse histórico recente para que possamos planejar, com propriedade, tanto o desenvolvimento da tinta quanto sua estratégia de celularização para o projeto de impressão do menisco”, detalha o coordenador.

Já o estudo de Sormani, intitulado “Decellularized Three-Dimensional Biomimetic Scaffolds as In Vitro Model for Tendon and Meniscus Regeneration”, tem como coautores Melissa Ishii Dognani, Viviann Ruocco Vetucci, Ana Paula de Souza Faloni e Eliane Trovatti. “O trabalho tem como categoria tópico a medicina regenerativa, uma área inovadora da ciência que implica na substituição ou regeneração de células, tecidos ou órgãos humanos. O projeto estabelece um novo conceito de modelos in vitro, no qual utilizamos suportes biológicos descelularizados para investigarmos as abordagens da medicina regenerativa diante de lesões degenerativas de meniscos e tendões”, detalham Sormani e Dognani, esta última também aluna de Medicina da Uniara.

Elas contam que as pesquisas continuam em andamento e que o tópico abordado no resumo é parte da metodologia de seus projetos de iniciação científica. “Esse tópico já teve seu protocolo desenvolvido, com análise histológica, e as demais etapas da metodologia estão caminhando. O estudo visa a desenvolver modelos pré-clínicos para novas propostas de tratamento para doenças, hoje incuráveis. Já os projetos, por sua vez, serão submetidos à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP para pleitear uma bolsa de Iniciação Científica”, revelam as alunas.

Amaral relata que, em 2021, Sormani e Dognani iniciaram a participação no Programa de Iniciação Científica em Biotecnologia – PICBiotec e estão dando andamento ao projeto este ano. “Elas têm um trabalho bem interessante, que é a proposta de modelos de lesão de menisco e tendão in vitro para os estudos de medicina regenerativa. Esse trabalho é o ponto de partida para que, depois, as estudantes desenvolvam seus projetos de pesquisa - o da Jordana, com o menisco, e o da Melissa, com o tendão -, que envolvem o uso de células-tronco humanas e fatores de crescimento plaquetário como um conceito para o tratamento da lesão do menisco e do tendão, respectivamente. São trabalhos que estão fortemente engajados com a medicina regenerativa, que é a minha linha de pesquisa, e é uma contribuição da pós-graduação para os cursos de graduação da Uniara”, ressalta o orientador.

Estar novamente no Experimental Biology 2022, na Filadélfia, é motivo de grande alegria para o docente. “Apresentei o painel em nome do Paulo, e a Jordana apresentou o dela, ambos representando a Uniara no evento. Estamos aproveitando ao máximo todo o conhecimento e o avanço científico em nível mundial, e mostramos um pouco do que a universidade tem para encaixar nessas pesquisas de ponta, e também, logicamente, aprendemos bastante para levarmos esses conhecimentos para que a instituição também possa se beneficiar”, finaliza Amaral.

Informações sobre o PPGB-MRQM e o curso de Medicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. O Experimental Biology 2022 teve início no último sábado, dia 2 de abril, e termina nesta terça, dia 5.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI