202404250223

Pesquisadores da Uniara têm artigo publicado em periódico internacional

Publicado em: 25/03/2022

Os pesquisadores do Laboratório de Celulose Bacteriana e Química Medicinal - CBQUIM, integrante do Grupo de Pesquisas em Química Medicinal e Medicina Regenerativa - QUIMMERA da Universidade de Araraquara – Uniara, Wilton Rogério Lustri e Silmara Cristina Lazarini Frajácomo, são dois dos autores do artigo “Silver Nimesulide Complex in Bacterial Cellulose Membranes as an Innovative Therapeutic Method for Topical Treatment of Skin Squamous Cell Carcinoma”, publicado na revista Pharmaceutics. O conteúdo, em inglês, pode ser acessado e baixado gratuitamente pelo link https://bit.ly/3qBmLxo.

“Foi fruto de um trabalho da equipe do CBQUIM da Uniara, de pesquisadores do Instituto de Química - IQ, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas - FCF e da Faculdade de Ciências Médicas - FCM da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, e do Departamento de Patologia do Centro Infantil Boldrini. A pesquisa contou, também, com apoio institucional e fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP”, relata Lustri.

O professor conta que ele e Frajácomo desenvolveram “um sistema de liberação sustentada de fármacos à base de celulose bacteriana - que não causa alergias - para utilização como curativo, impregnada por um composto à base de prata com nimesulida, desenvolvida pelo grupo liderado pelo professor Pedro Paulo Corbi”. “O curativo foi avaliado por testes in vitro e in vivo em camundongos, e os resultados demonstraram sua eficácia no tratamento tópico do carcinoma de células escamosas de pele. Esse composto apresenta grande potencial de utilização no tratamento tópico de câncer de pele, sem a necessidade de troca em um curto período. Isso poderá constituir uma vantagem para adesão ao tratamento pelos pacientes”, explica.

Além de Lustri, Frajácomo e Corbi, os outros autores do artigo são Tuany Zambroti Candido, Raphael Enoque Ferraz de Paiva, Mariana Cecchetto Figueiredo, Lilian de Oliveira Coser, Camilla Abbehausen, Izilda Aparecida Cardinalli, João Ernesto Carvalho, Ana Lucia Tasca Gois Ruiz e Carmen Silvia Passos Lima.

Informações sobre o CBQUIM e o QUIMMERA da Uniara podem ser obtidas, respectivamente, no Instagram - @labcbquim – e no endereço www.uniara.com.br/quimmera.