202206290414

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Notícias

Docentes e egressos de Odontologia da Uniara têm artigo publicado em revista especializada internacional

Publicado em: 18/03/2022

Docentes e egressos do curso de Odontologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da Universidade de Araraquara – Uniara, e outras duas coautoras, tiveram o artigo “Botulinum Toxin Injections as an Adjunct to Surgical Lip Repositioning For Gummy Smile Treatment” publicado na revista internacional The Journal of Craniofacial Surgery. É possível acessar o resumo e baixar gratuitamente o conteúdo todo, em inglês, pelo link https://bit.ly/3qgmuQu.

“Foi realizada, na Uniara, uma técnica em um paciente com sorriso gengival, que tem hipermobilidade muscular – o músculo relacionado com o sorriso é muito forte, hipertônico -, lábio curto e um excesso vertical da maxila. Então ele sorri mostrando muito a gengiva, mais de dez milímetros, e isso cria um padrão desarmônico”, contextualiza a professora Thallita Pereira Queiroz, primeira autora do artigo.

Ela conta que já existe, há muito tempo, uma cirurgia na qual é feito um procedimento para reposicionar o lábio superior para baixo, “só que essa técnica parou de ser utilizada por um período, pois você reposicionava o lábio para baixo, mas após algum tempo, criavam-se novas inserções musculares, o lábio subia novamente e o sorriso gengival voltava, por conta da força dos músculos envolvidos com o sorriso”.

“O uso do botox - toxina botulínica - na área de harmonização, na odontologia, relaxa e enfraquece os músculos que estão fortes. Com isso, como causa uma hipotonicidade - uma atrofia da musculatura que está em hipertrofia -, por meio dessa técnica cirúrgica mencionada, e associando o botox, não tem mais recidiva: conseguimos estabilidade de resultado do procedimento, e o paciente tem acompanhamento já há quatro anos, sem recidiva”, finaliza a docente.

Além de Queiroz, os outros coautores do artigo são Eloá Rodrigues Luvizuto, Daniela Oliveira Marques, Vinícius Bastos Porto Santos, Sâmara Cruz Tfaile Corbi e Pâmela Letícia dos Santos.

Informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas e o curso de Odontologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI