202404241902

Notícias

Aluna de Biologia da Uniara estuda plataforma sustentável para o crescimento de células

Publicado em: 26/01/2022

O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC da aluna da graduação de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Nayara Cavichiolli do Amaral, teve como tema “Filmes de celulose bacteriana/gelatina como plataforma biopolimérica para aplicação em cultivo celular”. A pesquisa foi orientada pelo professor Hernane da Silva Barud.

“O estudo visou a realizar modificações químicas na superfície da celulose bacteriana, a fim de avaliar a adesão e proliferação celular sobre o material para uma possível aplicação enquanto plataforma para cultivo de células. Como conclusão, foi constatado que alguns dos materiais produzidos não apresentaram citotoxicidade, entretanto, ainda são necessários ensaios de adesão e proliferação, a fim de comprovarem se são passíveis ao uso da aplicação proposta”, explica Amaral.

Ela destaca que o trabalho “apresenta certa relevância social no sentido de tentar reduzir o número de animais em estudos, além de trazer uma plataforma melhorada e mais sustentável para testes in vitro, já que todos os componentes utilizados são naturais e menos agressivos ao meio ambiente”.

Barud detalha que, no TCC, sua orientanda usou dois polímeros naturais: celulose bacteriana e gelatina. “A ideia foi fazer plataformas para o crescimento de células. Essas plataformas poderiam, por exemplo, substituir os estudos em animais, no futuro, e poderíamos fazer esse cultivo totalmente in vitro”, reforça o docente.

Informações sobre o curso de Biologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI