[ mostrar mensagem ]
COMUNICADO IMPORTANTE
Terceiros utilizando indevidamente o nome da Uniara para venda de suposto material de auxílio aos estudos
A Universidade de Araraquara - Uniara vem respeitosamente informar que chegou ao conhecimento desta Instituição que terceiros têm se utilizado indevidamente do nome da Uniara para o fim de oferecer material auxiliar de estudos.
A Uniara não mantém nenhuma parceria com terceiros para a finalidade de oferta de material de estudo ou coisa parecida, não tendo sequer autorizado o uso de seu nome para este fim.
Assim, comunica aos alunos que os materiais de estudo vinculados aos seus cursos são indicados pelos professores, coordenações e secretarias aos quais estes estejam vinculados.
Se, eventualmente, você receber algum telefonema ou outra forma de contato nesse sentido, favor apresentar denúncia através do e-mail contato@uniara.com.br.
Cordialmente,
Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro
Reitor - Uniara
[ ocultar ]
Publicado em: 26/01/2022
O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC da aluna da graduação de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Nayara Cavichiolli do Amaral, teve como tema “Filmes de celulose bacteriana/gelatina como plataforma biopolimérica para aplicação em cultivo celular”. A pesquisa foi orientada pelo professor Hernane da Silva Barud.
“O estudo visou a realizar modificações químicas na superfície da celulose bacteriana, a fim de avaliar a adesão e proliferação celular sobre o material para uma possível aplicação enquanto plataforma para cultivo de células. Como conclusão, foi constatado que alguns dos materiais produzidos não apresentaram citotoxicidade, entretanto, ainda são necessários ensaios de adesão e proliferação, a fim de comprovarem se são passíveis ao uso da aplicação proposta”, explica Amaral.
Ela destaca que o trabalho “apresenta certa relevância social no sentido de tentar reduzir o número de animais em estudos, além de trazer uma plataforma melhorada e mais sustentável para testes in vitro, já que todos os componentes utilizados são naturais e menos agressivos ao meio ambiente”.
Barud detalha que, no TCC, sua orientanda usou dois polímeros naturais: celulose bacteriana e gelatina. “A ideia foi fazer plataformas para o crescimento de células. Essas plataformas poderiam, por exemplo, substituir os estudos em animais, no futuro, e poderíamos fazer esse cultivo totalmente in vitro”, reforça o docente.
Informações sobre o curso de Biologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI