202404260544

Notícias

Design Digital da Uniara promove série de palestras gratuitas a partir desta segunda, dia 24

Publicado em: 21/01/2022

O curso de Design Digital da Universidade de Araraquara – Uniara promove a série de palestras “Imersão em Design” a partir desta segunda-feira, dia 24 de janeiro, sempre com início às 19h, no Centro de Moda (dias 24, 27 e 28 - avenida 15 de Novembro, 567, no Centro) e no laboratório 1 da unidade I da instituição (dia 25 - rua Carlos Gomes, 1338, no Centro). Não é necessário fazer inscrição.

“A intenção, com essa imersão, é promover conceitos de design para os interessados em geral e para quem deseja seguir carreira, e mostrar algumas de suas áreas”, explica o coordenador da graduação, Juliano Marcello, que aproveita para salientar que as atividades serão realizadas seguindo-se os protocolos de biossegurança vigentes, “como o uso de máscaras e de álcool em gel, e o distanciamento, tudo dentro de ambientes devidamente higienizados”.

No dia 24, o professor Gleidson Gouvêa da Silva ministrará a palestra “O poder do branding”. “A ideia é dar o start nesse universo tão extenso, estratégico e criativo. Nesse dia, passaremos por caminhos divertidos, falando sobre marca, empresas, cases de sucesso, branding pessoal e como isso reflete no dia a dia, conectado ao design e ao processo de marketing e vendas, descobrindo-se, assim, que branding é um campo gigante a ser explorado. Aliás, vamos descobrir que branding não é apenas o design bonito de um logotipo, mas um processo de gestão estratégica a ser trabalhada pela empresa. Quer saber mais sobre branding? Vou contar, mas só ao vivo, então, venha comigo”, convida o docente.

Já o professor Gabriel Arroyo abordará o “Tratamento de imagem” em sua explanação, no dia 25. “Falarei sobre esse tema, importante para quem pretende fazer o curso ou quem gosta de trabalhar com isso. A atividade vai abranger desde fotos até composições, que envolvem produtos, paisagens ou até mesmo uma imagem híbrida, ou seja, inversão de cores e ajuste de tons, que é o que se usa principalmente nas atividades gráficas e visuais, o que abre um campo muito grande para o uso dessas imagens nas redes sociais. Portanto, a ideia é explicar algumas técnicas e fazer exercícios com uso de programas gráficos como o Photoshop. Não é preciso que a pessoa já saiba mexer no programa, pois são funções bem simples”, ressalta Arroyo.

“Design para quem não é designer” será o tema da palestra da professora Grace Lis Proença Meirelles Barreto Porto, no dia 27. “As pessoas poderão conhecer um pouco do universo de um designer. Serão mostrados os caminhos para se ter um design e será realizada uma atividade prática para que vejam que é possível ser um designer sem nenhum conhecimento prévio. O foco será o universo da moda e o entendimento sobre porque as pessoas gostam do que gostam. Ser designer de moda é para todas as pessoas. Afinal, quanto tempo por dia elas usam roupas? Se pensarmos bem, o tempo todo estamos vestidos e comunicando algo a partir do design que alguém produziu. E é técnica. Ninguém precisa nascer com bom gosto. Se estudar e experimentar, todo mundo consegue produzir designs que vendem. Hoje, ser designer é garantia de trabalho, então, quem não é designer deve aprender design”, diz.

A docente Fernanda de Cássia Ribeiro encerra o “Imersão em Design” no dia 28 com a palestra “Como combinar cor em projetos de design”. “Ministro a disciplina Estudo da Cor, e a ideia é apresentar, de forma teórico-prática, alguns tópicos que são estudados no curso, por meio de um bate-papo com os interessados sobre como combinar cores em projetos de design. Então a proposta é apresentar esquemas de harmonia de cores, que estratégias temos para combiná-las para aplicá-las, como gerar uma paleta usando softwares gratuitos e como montar uma paleta a partir de imagens que a pessoa já tenha. Ela pode ter, por exemplo, uma fotografia da qual gosta muito das cores, e é possível criar uma paleta a partir desse referencial. Acredito que, com a aprendizagem desse encontro, já seja possível a pessoa criar minimamente uma paleta por meio dos programas disponíveis tanto para celular quanto para computador”, finaliza.

Informações sobre o curso de Design Digital da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br, pelo Instagram - @design_digital_uniara – ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI