202403290540

Notícias

Trabalho de mestrando da Uniara aborda aumento de produtividade por meio do SMED

Publicado em: 07/01/2022

O estudo “Aumento da produtividade no processo de usinagem de botões através do SMED”, do mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade de Araraquara – Uniara, Luiz Antônio Landim Filho, foi premiado pela qualidade acadêmica no XVI Congresso de Iniciação Científica – CIC da instituição, realizado no final de 2021. O trabalho foi orientado pelo professor Fábio Ferraz Junior.

“Com a globalização aliada às novas tecnologias do mundo contemporâneo, surgem novas exigências no mercado e, cada vez mais, as organizações manufatureiras necessitam ter um alto nível de qualidade, flexibilidade e eficiência nos seus processos produtivos para manterem a competitividade e atenderem as necessidades de seus clientes. É extremamente necessário que as empresas busquem novos métodos para otimizarem seus processos produtivos e, consequentemente, reduzirem seus custos. Neste cenário, as Pequenas e Médias Empresas – PMEs, consideradas motores de crescimento na economia de qualquer país, buscam adotar novos métodos para melhorarem seus processos de manufatura e, consequentemente, aumentarem a eficiência”, contextualiza Landim Filho.

Ele menciona que o Lean Manufacturing se torna fundamental, “pois é uma filosofia que busca a eliminação dos desperdícios sob a ótica do cliente”. “Existem muitas práticas e ferramentas do Lean que contribuem para as empresas na busca da melhoria de seus processos para redução dos desperdícios. O Single Minute Exchange of Die – SMED, termo também conhecido como Troca Rápida de Ferramentas, é uma das opções do Lean que permite a redução do tempo de preparação da máquina. Assim, o objetivo do estudo foi aplicar a troca rápida de ferramentas no setor de torneamento de botões de uma PME localizada no interior do estado de São Paulo”, conta o aluno.

Para isso, foi realizado um projeto em um grupo de sete máquinas, de acordo com Landim Filho, denominado de troca simples. “Com a aplicação da ferramenta, foi possível reduzir o tempo médio de preparação das máquinas para a produção de um novo lote em 70%. As melhorias alcançadas permitiram o aumento da produtividade do setor e maior flexibilidade de lotes de produção. O estudo em questão foi gerado a partir da dissertação que trata a implementação do Lean Manufacturing em PMEs”, relata.

As melhorias alcançadas por meio do SMED permitiram, segundo ele, o aumento da produtividade do setor Tornos, “além de maior flexibilidade dos lotes de produção, o que possibilitou atender os clientes de acordo com suas necessidades”. “A pesquisa demonstrou que a aplicação do SMED é viável para as PMEs, visto que reduz os desperdícios e corrobora para a melhoria da competividade”, ressalta o estudante.

Landim Filho salienta que as PMEs contribuem para o setor de manufatura e geração de empregos, e reforça que são consideradas motores de crescimento da economia. “No entanto, elas sofrem por causas de suas ineficiências operacionais. Assim, é importante desenvolver estudos que busquem melhorar a sua competividade, sendo que as tecnologias e a globalização impactam diretamente nessas empresas”, afirma.

Ferraz Júnior destaca que o curso propiciou ao seu orientando “um comportamento investigativo e sistemático, conciliando o embasamento teórico e científico com a prática”. “Com essa habilidade desenvolvida, o aluno aplicou a teoria em um caso real na empresa em que trabalha e obteve ganhos significativos no desempenho do processo produtivo estudado: redução de 70% do tempo médio de preparação de máquina e, como consequência, aumento da produtividade e maior flexibilidade de lotes de produção”, finaliza o orientador.

Informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelos e-mails mestradoengenharia@uniara.com.br e lpoliveira@uniara.com.br ou pelos telefones (16) 3301-7338 e (16) 3301-7341.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI