202404251139

Notícias

Docente e aluno da Uniara finalizam animação sobre processo e conceitos ligados à bioimpressão 3D

Publicado em: 07/12/2021

O estudante do curso de Design Digital da Universidade de Araraquara – Uniara, Victor Hugo Borges Antoniete, finalizou o projeto “Computação Gráfica aplicada na criação de Animações Digitais do Processo da Bioimpressão 3D de Tecidos e Órgãos Humanos”, que foi contemplado com uma bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI/CNPq.

A animação produzida como resultado do trabalho, orientado pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da instituição, Rodrigo Alvarenga Rezende, e coorientado pelo coordenador da graduação, Juliano Marcello, pode ser conferida nos links https://youtu.be/UJ7zuqu8sys (português) e https://youtu.be/Ld3c8M6q8wA (inglês).

“O objetivo desse projeto consistiu na criação de uma animação computacional com a proposta de divulgação científica, a fim de se ilustrar o processo e os conceitos ligados à bioimpressão 3D. O ponto de interesse foi demonstrar etapas do processo de bioimpressão de uma determinada anatomia. Nesta animação, foi um menisco”, explicam Antoniete e Rezende.

Eles acrescentam que, “nesse sentido, foram utilizados conhecimentos ligados à área de design digital e computação gráfica, com o objetivo de criar um episódio curto, que pudesse ser útil a todo o tipo de público, isso é, científico ou leigo, possibilitando um entendimento geral do processo”.

“A bioimpressão 3D é uma tecnologia nova, que nasceu da combinação de engenharia de tecidos e manufatura aditiva - impressão 3D - há menos de vinte anos. Células, biotintas, biomateriais, tecnologia da informação, bioimpressoras, biorreatores e outras palavras atraentes estão incluídas nesse mundo e, futuramente, comporão um laboratório de biofabricação completo, como ilustrado na animação”, revelam o aluno e o professor.

Durante o processo de bioimpressão, de acordo com eles, uma solução de um biomaterial ou uma mistura de vários biomateriais na forma de um hidrogel, “geralmente encapsulando os tipos de células desejados, chamados de biotinta”, é usada para criar construções de partes vivas humanas. “Esse projeto também é interessante, pois mostra uma oportunidade, aberta a designers, de entrarem no mundo da bioimpressão 3D e, ao mesmo tempo, mostra aos cientistas da biofabricação como a computação gráfica pode ser uma ferramenta fundamental para transmitir conhecimentos e treinar novos estudantes para essa área, que está em pleno desenvolvimento”, destacam Antoniete e Rezende.

O projeto também pode traduzir uma forma de inserção social, “uma vez que o vídeo está divulgado publicamente na plataforma YouTube, o que pode ajudar a despertar o interesse de jovens estudantes e oferecer o conhecimento de uma tecnologia emergente”.

“O Victor Hugo teve a oportunidade de navegar pelo mundo da bioimpressão, mesmo que de forma virtual. Ele apresentou o trabalho em três eventos científicos da Uniara – no XV e no XVI Congresso de Iniciação Científica, e no 5º Fórum de Iniciação Científica do PICBiotec, e agora, uma publicação está sendo preparada para um periódico”, revela Rezende.

Orientador e orientando agradecem ao Centro de Tecnologia da Informação - CTI Renato Archer, de Campinas, “em especial aos colegas e amigos Otávio Henrique Amorim e Paulo Henrique Amorim”. “Esse tipo de trabalho já fora feito no próprio CTI, coordenado por mim, enquanto pesquisador naquela instituição e no âmbito de um projeto CNPq - https://bit.ly/2ZndcV6”, finaliza Rezende.

Informações sobre a graduação e o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI