202404182120

Notícias

Alunos de Gastronomia da Uniara têm aula prática sobre degustação, harmonização e planejamento de eventos

Publicado em: 29/11/2021

Na última semana, os alunos do curso de Gastronomia da Universidade de Araraquara – Uniara tiveram uma aula prática que envolveu degustação, harmonização e planejamento de eventos. A atividade foi ministrada pela professora Nádia Pizzolitto, na Cozinha Experimental da unidade I da instituição.

“Foi uma aula diferente, dentro das disciplinas de Bebidas e Harmonização II, e de Projetos de Eventos. Fizemos uma degustação e a harmonização, nas quais avaliei os projetos dos estudantes enquanto realizadores de eventos. Nessa atividade, foi realizada a sequência de vinhos com as respectivas combinações”, relata Nádia.

Ela conta que a aula teve como foco o vinho. “Eles aprenderam os processos, desde a pesquisa sobre a uva e a escolha do terreno, até a forma de plantio etc. -, e nós colocamos isso na prática. Os graduandos já haviam apresentado seminários onde cada um falou sobre a pesquisa que fez - de onde a uva é originária, onde há plantações dela pelo mundo, quais os tipos de harmonização mais associados e o que ela provoca na boca, sendo que a degustação foi feita para tentarmos constatar a acidez, se é mais doce, encorpada, gordurosa ou não etc.”, detalha.

Por meio do gole, segundo a docente, “sabemos qual é o potencial da uva, a região de onde ela vem, como foi cuidada etc., e o interessante de harmonizar é que temos uma intensificação do sabor e, muito mais, um aproveitamento dessa experiência. Então, dentro da disciplina de Bebidas e Harmonização II, foi feita uma avaliação na qual colocaram tudo isso na prática. Os próprios alunos providenciaram os alimentos para a harmonização com as bebidas”, destaca.

Já em relação à disciplina de Projetos de Eventos, Nádia conta que “isso foi associado com uma parte prática e eles fizeram um evento para observarmos se sabiam como fazer a montagem de uma mesa, a estrutura de como servir, e organizar todo um evento com planejamento, onde há as fases pré, trans e pós”. “Na primeira, planejamos como tudo vai ocorrer; a segunda é o próprio evento e a terceira é realizada quando se organiza tudo após a atividade – deixar tudo limpo, a devolução de materiais etc.”, explica a professora.

A coordenadora do curso, Ana Carolina Carneiro, ressalta que “foi uma experiência bastante gratificante para os alunos, que me deram um feedback bastante positivo”. “Foi uma aula na qual trabalhamos com quatro tipos diferentes de vinhos, e com as preparações feitas pelos próprios estudantes, que combinavam com cada um deles. Em relação a essa atividade, deve-se enfatizar a importância de o chef saber harmonizar a comida com a bebida que será servida”, finaliza.

Informações sobre o curso de Gastronomia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI