202403281643

Notícias

Doutoranda da Uniara é uma das autoras de livro sobre mulheres na ciência, com foco em cientistas negras

Publicado em: 29/11/2021

A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara, Rauany Cristina Lopes Francisco, é uma das autoras do livro “Projeto de Extensão Universitária ‘Meninas e Mulheres nas Ciências’ – Cientistas Negras: Brasileiras Volume 2”. A obra pode ser baixada gratuitamente pelo link https://bit.ly/3liEy9Z.

“É um livro de passatempos que aborda fatos da vida e obra de doze cientistas brasileiras negras, de diferentes áreas do conhecimento e com atuação em diversos setores sociais, por meio de caça-palavras, palavras cruzadas e desenhos para colorir sobre cada uma delas. Tive a honra de escrever sobre a vida e obra de três delas: Marielle Franco, Djamila Ribeiro e Fran Demétrio”, conta Rauany.

Ela comenta que é “de extrema importância e valia fazer parte desse livro, principalmente por poder mostrar que as mulheres podem também estar nas áreas acadêmicas”. “Pude contribuir retratando essas cientistas que, além de trabalharem nas suas áreas de atuação, lutam por causas sociais importantes para a sociedade, como a representatividade”, diz.

A doutoranda acrescenta ainda que, “atualmente, por vivermos em uma era digital, é de grande importância ter essas mulheres com símbolo de cultura e educação, e também proporcionar a muitas meninas e mulheres que se encontrem nessas cientistas, sendo um referencial para a futura geração”.

No PPGB-MRQM, Rauany é orientada pela professora Eliane Trovatti, que dá grande apoio à aluna. “O fato de ela fazer parte da autoria desse livro é gratificante por mostrar o seu envolvimento na importante tarefa de divulgação científica. Essa publicação traz um conjunto de passatempos com o intuito de consolidar conhecimentos científicos em seus leitores. Dessa forma, tem um importante papel na divulgação da ciência e, além disso, traz também a valorização das mulheres na ciência”, destaca a docente.

A relevância da divulgação científica só é vista a longo prazo, de acordo com Eliane, “mas tem a função de estimular crianças a gostarem de entender como as coisas funcionam, aguçar a curiosidade e levá-las a buscarem formas de resolverem problemas ou inovarem”. “Daí é que surgem novas tecnologias, produtos, soluções e talentos. Parabenizo a Rauany e todas as demais colegas pelo belo trabalho”, finaliza.

Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI