202404190406

Notícias

Aluna de Medicina da Uniara é premiada no XV Congresso da MutaGen-Brasil

Publicado em: 23/11/2021

A estudante do curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara, Natália Zaneti Sampaio, foi premiada no XV Congresso da MutaGen-Brasil - 1º Evento Virtual pela apresentação do trabalho “Study of the mutagenic potential of ruthenium(II)-naphtoquinone complexes by Ames test”, orientado pela professora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Uniara, Flávia Aparecida Resende Nogueira. O evento foi realizado entre os dias 12 e 15 de novembro.

“O prêmio veio como fruto de um trabalho muito bem feito pela professora Flávia e o Laboratório de Mutagênese e Toxicidade – LAMUT da instituição, com incentivo, orientação e auxílio aos alunos. Essa premiação, além de uma grande realização pessoal, apreciando e estimulando minha dedicação e estudo, reforça a necessidade e o potencial da ciência”, declara Natália.

Flávia destaca que o congresso é um dos maiores da área de mutagenicidade, “e contou com diversos e renomados pesquisadores brasileiros e estrangeiros”. “Portanto, ter esse trabalho premiado no evento é extremamente gratificante. Esse reconhecimento é muito importante para a minha carreira, e estou bastante feliz. Foi uma surpresa para nós”, revela a docente.

Ela comenta que Natália é uma aluna muito dedicada, “e desenvolveu o seu trabalho de iniciação científica no contexto da pandemia de coronavírus – Covid-19”. “Seu curso tem carga horária pesada, mas ela se empenhou, foi ao laboratório, desenvolveu os métodos, analisou os resultados e sempre foi muito prestativa e presente. O mérito vem não só do grupo, mas de todo esforço e dedicação da aluna. Ela mereceu esse trabalho premiado”, diz.

A pesquisa conta com a coautoria de Rone Aparecido De Grandis, Kátia Mara de Oliveira, Fernando Rogério Pavan e Alzir Azevedo Batista. “Trata-se de um estudo sobre complexo metálico de Rutênio, que teve como conclusão a falta da capacidade de induzir mutações, ou seja, mostrou que é um metalofármaco com grande potencial antitumoral para futuro uso na luta contra o câncer”, explica Natália.

Ela comenta que, “na formação de um médico generalista de excelência, é mais do que necessário se atualizar, participar e compreender o universo das pesquisas”. “Esse congresso possibilitou um networking internacional, a expansão do conhecimento sobre os temas presentes e a exposição do meu estudo no formato de e-pôster”, finaliza.

Informações sobre o PPGB-MRQM e o curso de Medicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI