202404260953

Notícias

NUPEDOR da Uniara promove mesa-redonda internacional nesta quinta, dia 11

Publicado em: 10/11/2021

O Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural – NUPEDOR da Universidade de Araraquara – Uniara promove a mesa-redonda internacional “Juventudes, Território e Programa 4-H: Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia”, online, nesta quinta-feira, dia 11 de novembro, a partir das 10h, com transmissão pelo Google Meet - https://meet.google.com/skr-cjee-bnn.

A atividade, que será moderada pelo doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente - PPG-DTMA da instituição, Sandro Wendell de Mont Serrat Lopes, contará com convidados da Illinois 4-H Extension, dos Estados Unidos; do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares – INEAF da Universidade Federal do Pará – UFPA, e do Instituto Vida em Sintropia da Amazônia – IVISAM.

“A mesa-redonda pretende contribuir com as pesquisas e abordagens com jovens rurais na Amazônia por meio de um diálogo de saberes. É um evento que conta com a participação de pesquisadores brasileiros e norte-americanos, que compartilharam informações sobre as abordagens técnico-científicas e metodologias participativas sobre projetos com jovens rurais nas Américas”, explica Lopes.

Ele acrescenta que a ideia também é “promover a discussão de um projeto piloto com jovens rurais amazonenses, sob perspectivas e dimensões social, ambiental, econômica, cultural e política, em vias de visibilizar caminhos para o desenvolvimento sustentável na Amazônia”.

A coordenadora do NUPEDOR e do PPG-DTMA, Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante, comenta que a iniciativa de Lopes é bastante importante para o Programa, “não só pela temática, de envolver a questão da juventude e perspectivas de uma formação mais cidadã, mas também porque será é uma mesa-redonda internacional”. “A questão para o desenvolvimento sustentável da Amazônia é tema de sua tese de doutorado, e uma das temáticas que estamos trabalhando, comparando o que ocorre com jovens dos assentamentos rurais daqui”, destaca.

A metodologia 4-H é bastante interessante, na opinião da docente. “Esse programa - head (cabeça), hand (mão), heart (coração) e health (saúde) – 4H - é para formar habilidades para a vida, então precisa mexer com a cabeça, a mão na massa, o coração - mexemos com pessoas de uma região extremamente importante e com tantas vulnerabilidades, que é a Amazônia - , e a saúde. Como propomos pesquisas que mexam com questões concretas, então a experiência do Sandro, estudando problemas que afetam a Amazônia, é bastante importante para nós”, salienta.

Vera aproveita para mencionar que “precisamos fortalecer a ciência com outros programas, uma ciência comprometida com os destinos da humanidade e, nesse sentido, foi uma iniciativa louvável que partiu do Sandro”. “Nosso PPG-DTMA está buscando conexões com outros cursos e países para tentar criar um ensino que responda aos dilemas do tempo presente. Criar discussões sobre essas situações é um ganho para a Uniara, para o PPG e para todos nós”, finaliza.

Informações sobre o NUPEDOR e o PPG-DTMA da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI