202404190252

Notícias

Uniara é uma das responsáveis por e-books sobre articulação entre universidade e sociedade para a construção da cidadania e do desenvolvimento sustentável

Publicado em: 05/11/2021

A Universidade de Araraquara – Uniara, por meio de professores, colaboradores e ex-docentes, é uma das responsáveis, juntamente com a Universidade de São Paulo – USP e a Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, pelo lançamento dos três volumes do e-book “Caminhos da região central paulista: articulação entre universidade e sociedade para a construção da cidadania e do desenvolvimento sustentável”. Os conteúdos podem ser baixados gratuitamente pelos links https://bit.ly/3nXwM61, https://bit.ly/3EQWTCb e https://bit.ly/2ZVioTe.

“Fui convidada pelo professor Marcel Fantin para fazer parte do projeto de extensão. Essa publicação, composta pelos três volumes, é resultado das experiências extensionistas de docentes da Uniara, da USP de São Carlos e da UFSCar. Baseadas na estrutura didático-pedagógica do Projeto Rondon, elas têm como objetivo apresentar possibilidades de engajamento de estudantes universitários em ações voltadas para a cidadania e o desenvolvimento sustentável, em um contexto de ensino e aprendizagem”, explica a professora da Uniara e uma das organizadoras do segundo volume, Flávia Cristina Sossae.

Ela comenta que, “apesar de fazermos parte do Projeto Rondon, desenvolvemos atividades de extensão para alunos do ensino básico - fundamental e médio - no projeto Parceiros da Escola, ligado ao curso de Biologia, e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA da Uniara, ligado ao Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural – NUPEDOR da instituição”.

Os textos dos e-books apresentam, de acordo com Flávia, oficinas integradas que buscam oferecer benefícios permanentes para municípios de pequeno porte e com baixo índice de desenvolvimento humano. “O objetivo é alcançar a melhoria do bem-estar social e o fortalecimento de políticas públicas, segundo as necessidades específicas das comunidades envolvidas. O e-book foi dividido em três volumes, que contêm oficinas que propiciam a formação aos discentes pela prática extensionista – permeada pelo aprendizado recíproco por meio das relações de troca entre os saberes acadêmico e popular – e pela consolidação do sentido de responsabilidade social, coletiva e cidadã”, salienta.

As abordagens inter e transdisciplinares “reúnem áreas de conhecimento de arquitetura e urbanismo, engenharia ambiental, geociências, desenvolvimento rural, biologia e áreas da saúde”. “A produção foi realizada durante o isolamento social exigido pela pandemia do coronavírus - Covid-19, por meio de várias reuniões virtuais e coletivas com docentes das três universidades e os alunos envolvidos”, esclarece a docente, que coordenou, juntamente com o professor do PPG-DTMA, Osvaldo Aly Júnior, os dois volumes iniciais. “Também somos autores de capítulos”, completa Flávia.

Além dela, de Fantin e de Aly Júnior, nas contribuições para os e-books, entre professores, colaboradores e ex-docentes da Uniara, constam Denilson Teixeira, Cesar Augusto Feliciano e Ana Carolina Buzzo Marcondelli.

Informações sobre a Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Detalhes sobre o Projeto Rondon estão disponíveis no site www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/projeto-rondon.

Resumo de cada volume

“O volume 1 – ‘Tecnologia, Cultura e Empreendedorismo’ reúne informações sobre o ensino superior e formas de ingresso, além de apresentar as instituições de ensino superior Uniara, UFSCar e USP”, resume Flávia.

O segundo volume, intitulado “Meio Ambiente e Agricultura Urbana”, aborda atividades formativas focadas na implementação de tecnologias sociais e na melhoria da qualidade de vida da população, de acordo com ela. “Nesse volume são apresentados temas como coleta e aproveitamento da água da chuva, agricultura urbana e cultivo de plantas medicinais, irrigação automatizada, compostagem, arborização urbana, gestão de resíduos e limpeza de áreas públicas, assim como ferramentas de planejamento comunitário para o enfrentamento de problemas locais”, detalha.

Já o volume 3, “Educação e Saúde”, “procura orientar, de forma simples, prática e objetiva, o desenvolvimento de oficinas voltadas para educação e saúde”.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI