202403280722

Notícias

Pedagogia presencial da Uniara estimula estudantes na leitura de jornais

Publicado em: 28/10/2021

Nesta quarta-feira, dia 27 de outubro, as estudantes do terceiro ano do curso de Pedagogia presencial da Universidade de Araraquara – Uniara participaram da atividade “Trabalhando com jornal na sala de aula”, que fez parte da disciplina Língua Portuguesa IV: conteúdos e metodologia, ministrada pela professora Dirce Charara Monteiro, na unidade I da instituição.

“A constatação de que apenas uma aluna da turma tinha o hábito de ler jornal impresso levou à proposição da atividade, que teve como objetivo geral motivar a leitura desse formato de jornal, apresentando um pouco do vocabulário jornalístico e sua estrutura - cabeçalho, manchetes principais e secundárias, e os conteúdos dos cadernos”, explica Dirce.

Ela relata que as estudantes receberam exemplares de jornais recentes e trabalharam com um roteiro preparado pela docente, no qual foi solicitado que localizassem algumas informações específicas nas publicações. “A atividade foi bastante apreciada pelas alunas, que participaram ativamente e se interessaram por levar exemplares para continuarem a leitura em casa”, conta Dirce.

Uma das terceiranistas, Katlyn Aparecida Gomes, gostou bastante do exercício. “Isso me trouxe duas contribuições, sendo a primeira afetiva: recordo-me de quando meu avô me pedia para ler o jornal para ele, pois não era alfabetizado e sempre gostava de se manter atualizado. Como está longe de mim há cinco anos, reviver essa experiência foi algo afetivamente doce.

A segunda contribuição, de acordo com a aluna, é que ler jornal “sempre nos traz um vocabulário rico, e isso agrega muito na nossa jornada como futuros docentes”. “A notícia tem a característica de nos informar, de trazer o conhecimento sobre coisas da nossa atualidade. Devemos sempre estar atualizados para a nossa emancipação”, finaliza.

Informações sobre o curso de Pedagogia presencial da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI