202404200925

Notícias

Alunos orientam pacientes em função do Outubro Rosa, na Clínica de Fisioterapia da Uniara

Publicado em: 20/10/2021

Nesta terça-feira, dia 19, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, alunos do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara desenvolveram atividades em função do Outubro Rosa, na Clínica de Fisioterapia da instituição. A ação fez parte do Estágio Supervisionado de Fisioterapia em Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Dermatofuncional e Reumatologia, coordenado pela professora Jussara de Oliveira.

“Comemoramos essa data, no Outubro Rosa, que representa o movimento simbólico de prevenção do câncer de mama, que acomete mulheres de diferentes idades, e a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce. Todos sabem que o câncer de mama, quando detectado precocemente, tem altos índices de cura, então, o mês chama a atenção para a importância de a mulher realizar seus exames de prevenção e o acompanhamento. Deve sempre ir ao seu médico ginecologista, à unidade de saúde ou ao médico da família, e procurar esse cuidado”, destaca Jussara.

Ela conta que a ação é realizada anualmente na Clínica. “Em 2021, tivemos não só os alunos do quarto ano do estágio dentro da área de Saúde da Mulher, mas também uma adesão de estagiários de outras áreas. Todos participaram com o compromisso de orientar os pacientes. Devido à pandemia de coronavírus – Covid-19, optamos por fazer esse trabalho também com o intuito de eles levarem essas informações a familiares e amigos. É o tipo de câncer que mais acomete as mulheres”, alerta.

Mulheres que têm o diagnóstico do câncer de mama e fazem o tratamento também são atendidas na Clínica, de acordo com Jussara. “Elas apresentam condições como, por exemplo, a limitação de movimentos, o inchaço no membro superior e algumas outras ocorrências nas quais a fisioterapia acaba atuando no processo de recuperação pós-câncer de mama”, explica.

O coordenador do curso de Fisioterapia da Uniara, Carlos Roberto Grazziano, reforça que os alunos de todas as áreas de estágio – e não somente da de Saúde da Mulher e do Homem – “assumiram a responsabilidade, juntamente com os professores da Clínica, da divulgação, orientação e prevenção ao câncer de mama”. “O objetivo de os estudantes usarem a cor rosa e as bexigas rosas serem penduradas na Clínica foi lembrar as pessoas sobre a importância de se fazer o autoexame, no caso das mulheres. Nos homens, também existem casos de câncer de mama, mas são em número muito menor de incidência. Detectando-se um nódulo precocemente, caso seja maligno, o índice de cura é bastante alto. É importantíssimo as pessoas se conscientizarem sobre a importância do autoexame”, finaliza.

Informações sobre o curso de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Detalhes sobre a Clínica de Fisioterapia da universidade estão disponíveis pelo telefone (16) 3301-7235.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI