202404200529

Notícias

Alunos de Fisioterapia da Uniara participam de atividade voltada à equoterapia

Publicado em: 19/10/2021

No último sábado, dia 16 de outubro, os alunos do segundo ano do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara estiveram no Haras 4L, onde participaram de uma atividade voltada à equoterapia, proposta pela disciplina de Estágio de Observação Clínica, ministrada pela professora Andréa Corrêa Carrascosa.

“Passamos a tarde de sábado no local, onde pudemos vivenciar a equoterapia, que é um método terapêutico que utiliza o cavalo, em uma abordagem interdisciplinar, ou seja, com a presença de profissionais de várias áreas - saúde, educação e equitação -, buscando promover o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência”, explica Andréa.

Ela conta que a equitadora e proprietária do espaço, Cinara Aparecida Bonani, e a fisioterapeuta especialista em equoterapia, Maria Ligia Ferraz, apresentaram várias técnicas utilizadas com os pacientes com deficiência, “e propuseram aos alunos da Fisioterapia ‘experimentarem’ movimentos, posturas e outros estímulos que o cavalo proporciona ao praticante”. “Os efeitos da equoterapia são variados, como a mobilização da pelve e da coluna lombar, e a melhora do equilíbrio e da postura, além de resultados importantes de coordenação dos movimentos entre tronco, membros e visão”, destaca.

A atividade foi especial para os estudantes, segundo Andréa. “Apesar de a equoterapia ser um recurso terapêutico reconhecido pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO desde 2008, são raras as possibilidades de contato, na prática, dos alunos de graduação com essa ferramenta de tratamento”, finaliza.

Informações sobre o curso de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI