202403290919

Notícias

Alunos do ensino médio acompanham atividades de Biologia e Pedagogia na Uniara

Publicado em: 07/10/2021

Por meio do projeto Parceiros da Escola, o curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara recebeu, pela manhã, alunos da Escola Estadual - EE Dr. João Pires de Camargo, e do Colégio Objetivo à tarde, na última terça-feira, dia 5 de outubro, na unidade I da universidade. Uma das atividades contou também com a participação do curso de Pedagogia presencial da instituição, por meio do professor João Guilherme de Carvalho Gattás Tannuri.

“A EE Dr. João Pires de Camargo foi uma escola pela qual tive muito carinho de receber porque foi a escola onde estudei no ensino fundamental. Nós, do Parceiros da Escola, entramos em contato com o professor de biologia do terceiro ano do ensino médio de lá, Marcelo Marques Dell Acqua, e conseguimos agendar a visita e, em parceria com a graduação de Pedagogia presencial, montamos três atividades”, relata o técnico de laboratório, Eduardo Donato Alves.

Ele conta que a turma foi dividida em duas, “sendo que metade ficou com a Pedagogia, e a outra ficou no Laboratório de Biologia, onde tiveram uma aula sobre vertebrados e evolução”.

Tannuri, por sua vez, levou a outra parte da turma à sala de estudos do Google for Education da Uniara, conhecida como Workplace. “Fizemos uma dinâmica de conhecimento pessoal e sobre as expectativas dos alunos em relação à educação no país. Conversamos sobre a pedagogia como sustentação da sociedade e sua importância nos tempos atuais. Os alunos conheceram a estrutura do curso, e dialogamos sobre as disciplinas e sobre a atuação profissional do pedagogo no mercado de trabalho”, explica o professor.

Donato menciona que, posteriormente, as turmas foram levadas. “ao Laboratório de Anatomia, onde tiveram uma aula com peças naturais do corpo humano”.

À tarde, alunos do Colégio Objetivo visitaram o Laboratório de Anatomia e o de Veterinária. “Foi um dia para eles conhecerem esses dois espaços, visto que, até então, só haviam conhecido o Laboratório de Biologia. Penso que é interessante mostrar a estrutura que temos. Acredito que possa ser um aprendizado para esses estudantes. Quando eu estudava no Objetivo, vim até a Uniara, e isso fez a diferença para eu estudar aqui”, recorda-se o aluno do terceiro ano do curso de Biologia da universidade, João Vitor Zaccaro Valala, um dos responsáveis pelas atividades do Parceiros da Escola da terça-feira.

Ele detalha que, no Laboratório de Anatomia, os alunos acompanharam explanações sobre ossos e sistema circulatório. “Já no de Veterinária, conheceram mais sobre como é um animal por dentro e viram algumas peças anatômicas com o técnico do laboratório, Adilson Villa Ducati”, acrescenta.


Parceiros da Escola

“O projeto tem como objetivo fazer parcerias com escolas para trabalhar gratuitamente temas relacionados à biologia que, muitas vezes, essas instituições não possuem infraestrutura ou material adequados para desenvolverem com os seus alunos. Como oferecemos a opção de licenciatura no curso de Biologia da Uniara, além do bacharelado, essas parcerias fazem os nossos estudantes colocarem em prática a docência: eles aprendem a planejar e a ministrar as aulas”, destaca a coordenadora do curso de Biologia da Uniara, Teresa Kazuko Muraoka.

Ela finaliza informando que as escolas que tiverem interesse no Parceiros da Escola podem entrar em contato pelo e-mail biologia@uniara.com.br ou pelo WhatsApp (16) 98216-7875.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI